Cidade

Ecovia vai tirar carros da Universidade. A 1 de junho pode estacionar e ir de autocarro por 2,60 euros

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-05-2021

O município de Coimbra apresentou hoje nove miniautocarros elétricos que vão relançar a primeira fase do sistema de transporte “Ecovia” a partir de 01 de junho, numa estratégia para “revolucionar” a mobilidade na cidade e melhorar o ambiente.

PUBLICIDADE

“Estamos a preparar uma revolução em matéria de mobilidade e vamos continuar a renovar e aumentar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), investindo em veículos elétricos, não poluentes, equipados com acesso à internet e comodidades que atraiam pessoas para o uso frequente dos transportes públicos”, frisou hoje o presidente da Câmara, Manuel Machado.

O autarca, que falava numa cerimónia junto à porta férrea da Universidade de Coimbra, que é o primeiro parceiro do projeto, salientou que a aposta passa por criar um sistema de transporte “confiável, barato, ecológico e sustentável, que vai poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia”.

PUBLICIDADE

O executivo do socialista Manuel Machado retoma assim um projeto desenvolvido, de forma pioneira em Portugal e na Península Ibérica, na década de 90 do século passado pelo mesmo autarca, mas posteriormente abandonado, que será agora servido por nove miniautocarros 100% elétricos dedicados ao transporte das pessoas para o centro da cidade.

Segundo afirmou, a estratégia municipal de colocar em funcionamento um sistema acessível e ecológico, que reduza as emissões de gases carbónicos para a atmosfera, “inclui diversas componentes que se entrecruzam e se potenciam”.

PUBLICIDADE

publicidade

Por outro lado, o objetivo é suprimir a pressão automóvel de áreas muito congestionadas, como é o caso das zonas dos Hospitais da Universidade de Coimbra, da Universidade, do Hospital Pediátrico, do Instituto Português de Oncologia, da Alta da cidade e do polo I da Universidade de Coimbra.

“Este é mais um passo na descarbonização para a cidade e a Universidade de Coimbra tem de dar o exemplo daquilo que deve ser a nossa sociedade”, disse o reitor, Amílcar Falcão.

A partir de 01 de junho, vão estar associados à “Ecovia” os parques de estacionamento do Parque Verde do Mondego, do Vale das Flores e da Casa do Sal (parques do Jardim e Oeste).

As linhas do serviço de transporte vão funcionar das 07:00 às 20:15, nos dias úteis, com uma frequência de sete em sete minutos nas horas de ponta e de 15 minutos nos restantes períodos.

Duas deslocações (ida e volta) mais o estacionamento têm um preço de 2,60 euros para títulos individuais com validade diária ou de 35 euros para um passe mensal válido para toda a rede.

A “Ecovia” vai funcionar em articulação com os SMTUC e o futuro sistema de ‘metrobus’ para não haver concorrência desleal e existir compatibilidade de carreiras e serviços públicos.

Os novos nove miniautocarros 100% elétricos representam um investimento de 2,8 milhões de euros, financiados por fundos comunitários do Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), assegurando o município de Coimbra a contrapartida nacional (15%).

Numa segunda fase do projeto, entram em funcionamento os parques de estacionamento periféricos junto ao Choupal e entre as avenidas da Guarda Inglesa e de Conímbriga.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE