Economia

E se lhe disséssemos que existe uma forma de poupar combustível no trânsito?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 18-05-2023

Quantas formas não são conhecidas e orquestradas para poupar combustível no trânsito… Deixa-nos frustrados ficar retidos num espaço e sem andar. Além do stress, ficar “preso”  no trânsito também está na origem de maiores gastos.

PUBLICIDADE

O “para arranca” do carro não é bom para a carteira nem para o carro. Quando se está preso no trânsito, o gasto de combustível é substancial. No entanto, a NCultura reuniu um conjunto de sugestões que permitem assegurar uma poupança.

Deslocações: Se tiver de realizar vários trajetos e puder escolher as horas a fazer, tente conhecer os caminhos alternativos, de forma a fazer percursos distintos, quando sabe que os caminhos habituais são infernais. Irá evitar paragens em filas de trânsito. Por isso, é importante planificar bem o trajeto.

PUBLICIDADE

Descidas: Deve procurar “incluir percursos com mais descidas ou mais acentuadas. Ao circular com mudança mais alta engrenada nas descidas irá aproveitar a inclinação. Desta forma, só tem de controlar a velocidade, além de ficar atento à necessidade de travar, suavemente”, pode ler-se.

Acelerações e travagens:  Pode poupar muito se optar por acelerações e travagens suaves. Fique atento ao evoluir do trânsito. O “para arranca” deve ser evitado. Por isso, deixe alguma margem de avanço do carro da frente. Desta forma, poderá mover o carro lentamente evitando acelerações e travagens recorrentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Peso: O peso implica maior arrasto, leva a consumos superiores e prejudica a performance do automóvel. Poupará no combustível.

Motor: “O sistema “Start & Stop” encontra-se presente na maioria dos novos automóveis. Trata-se de uma forma eficaz de poupança. Os condutores que não tenham carro com este sistema podem desligar o motor, quando param o carro por tempo superior a 2 minutos”, segundo a NCultura.

Óleo e líquido de refrigeração: Tenha a atenção de verificar os níveis do óleo e do líquido de refrigeração. O bom funcionamento do motor pode ser condicionado por vários fatores, como o calor excessivo. Poderá assim prevenir alguma avaria.

Tipo de combustível: Os combustíveis aditivados poderão não fazer a diferença esperada nas cidades, por isso, pode testar e tentar perceber se esse tipo de combustível conseguirá fazer mais quilómetros. Os trajetos e o estilo de condução adotado também contribuem para o resultado.

Pressão dos pneus:  Apesar de ser um procedimento básico, é muitas vezes esquecido. A pressão dos pneus é importante e deve ser a recomendada pelo fabricante. O alinhamento da direção também contribui para a poupança de combustível. Faça-o uma vez por mês, pelo menos. A verificação pode ser realizada em qualquer estação de serviço ou numa oficina de reparação ou de montagem de pneus.

Em qualquer dos casos, o procedimento é geralmente rápido.

No momento de trocar os pneus, opte pelos que se encontrem classificados com baixa resistência ao rolamento. Estes pneus permitem uma condução mais suave. Por isso, contribuem para a poupança.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE