Coimbra

“É, por inteira justiça” que o “nosso Éder” é “Embaixador da Seleção Nacional”

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 21-11-2023

Imagem: arquivo 2017, altura em que Horácio Antunes, Presidente da AFC, entregou a Éder o Cartão e do Diploma de Sócio de Mérito da AFC.

Decorreu na noite de segunda-feira, dia 20 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, mais uma gala Quinas de Ouro, uma inciativa promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol. Éder foi nomeado embaixador da seleção nacional. 

PUBLICIDADE

A Associação de Futebol de Coimbra congratulou-se pela nomeação de Éderzito António Macedo Lopes, conhecido no mundo do futebol como Éder, como “Embaixador da Seleção Nacional”, na gala Quinas de Ouro 2023 da Federação Portuguesa de Futebol. Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra, defende que “Éder, nosso Sócio de Mérito, cometeu um feito inolvidável, tornando-se o autor do golo mais valioso do futebol português, pelo que é para nós um imenso orgulho a escolha da Direção da Federação Portuguesa de Futebol e do seu Presidente Fernando Gomes”.

Nascido na Guiné-Bissau, há 35 anos, deixou-a quando tinha somente três anos e veio viver com os pais para Portugal. Devido às dificuldades financeiras que atravessava, Éder foi colocado no Lar Girassol, em Coimbra, e aí cresceu. Foi na cidade dos estudantes que Éderzito despontou o interesse pelo futebol. Foi pela porta da Associação Desportiva e Cultural da Adémia que o internacional português começou por dar os primeiros remates. Quando chegou a sénior, teve passagens pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital e depois pelo Grupo Desportivo Tourizense. Chegou à Académica em 2008, com apenas 20 anos, e foi nos “estudantes” que deu nas vista entre os melhores, na Liga.

PUBLICIDADE

“Éder, exemplo de resiliência e de êxito no desafio de ser alguém, foi eternizado pelo golo que marcou à França num Euro 2016 memorável para Portugal e para todos os que vibram pelos cinco continentes com a nossa Seleção de futebol”, refere o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, através de uma nota de imprensa.

Herói de Portugal no Euro 2016, com o golo que derrotou a França na final, “Éder escreveu uma página de ouro na biografia de um menino que nunca teve a oportunidade de o ser”, considera Horácio Antunes concluindo que por esse feito “é, por inteira justiça, Embaixador da Seleção Nacional”.

PUBLICIDADE

publicidade

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE