Saúde

É por estes motivos que dorme de boca aberta

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 11-08-2023

Levante a mão quem sabe que dorme com a boca aberta. É difícil termos noção durante o sono. E quanto ao motivo pelo qual acontece, depende da pessoa.

PUBLICIDADE

Respirar pela boca à noite pode simplesmente ser hábito ou o seu corpo pode estar a enviar um alerta de que algo está errado, alerta Charles Ebert Jr., médico na UNC School of Medicine na Carolina do Norte, ao HuffPost.

Existem várias causas para a respiração bucal crónica à noite e uma delas é o relaxamento muscular. “À medida que cochila, os músculos do rosto relaxam gradualmente, deixando a boca livre para se abrir”, explica.

PUBLICIDADE

“Pode acontecer a qualquer hora da noite, mas é mais comum em estados mais profundos do sono, onde as pessoas têm menos controlo sobre os músculos das vias aéreas superiores”, refere Christine DeMason, professora assistente de otorrinolaringologia da Universidade da Carolina do Norte Escola de Medicina.

Outro motivo passa pelos distúrbios respiratórios como a apneia do sono ou o ressonar. Fica-se ainda mais propenso a respirar pela boca à noite se dormir de barriga para o ar: “a posição permite que a língua caia mais para a garganta, estreitando as vias aéreas”, lê-se no artigo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não há muitas evidências de que a respiração pela boca cause danos significativos”, confirma Chris Winter, neurologista e especialista em sono da Mattress Firm.

Se quiser parar este hábito, a melhor maneira é consultar um especialista, ou segundo a mesma fonte, antes de falar com um profissional, pode fazer uma limpeza nasal: “Tentar um spray ou medicação para alergia, geralmente pode aliviar a pressão nasal e abrir as vias aéreas nasais para facilitar a respiração pelo nariz à noite”.

“Se a respiração bucal de uma pessoa é habitual, alguns exercícios podem ajudar”, afirma. Uma opção passa por um programa de exercícios para a boca, língua e músculos faciais – terapeuta miofuncional – que pode incluir “pronunciar sons vocálicos”, “soprar numa buzina”, uma cirurgia para tratar “problemas estruturais e bloqueios, como desvio de septo, pólipos nasais ou amígdalas grandes”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE