Carteira

E os supermercados que mais agradam aos consumidores são…

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 24-11-2023

A DECO PROTeste, através do inquérito anual de satisfação com os supermercados, identificou que as lojas físicas Mercadona são as que  mais agradam aos portugueses, seguidas pelas El Corte Inglés/Supercor e pelas My Auchan. Relativamente às compras online, a maior satisfação é com o site do El Corte  Inglés. 

PUBLICIDADE

Na análise ao inquérito de satisfação com as lojas físicas, realizado em junho deste ano e  que contou com 4.412 respostas, foram ainda consideradas as respostas de 2022 de  forma a garantir maior estabilidade nos resultados, reunindo-se mais de 20 mil  experiências válidas em 20 supermercados. No caso das lojas online, a satisfação baseia-se apenas nas respostas de quem efetuou compras nos sites e recebeu os produtos em  casa, através de um serviço operado pelo supermercado. Aqui, a DECO PROTeste obteve-se resultados  para quatro plataformas. 

O estudo permitiu assim aferir que 55% de os consumidores vão ao supermercado uma  ou duas vezes por semana, 67% pagaram com cartão de débito e 53% visitam todas as  semanas o mesmo supermercado. Já 74% confirmaram que nunca compraram num  supermercado online. O agrado com os preços é o fator que mais influencia a satisfação  dos consumidores com as cadeias de supermercado, seguido pela satisfação com o que  se compra e o conforto da loja (espaço, limpeza e luminosidade). 

PUBLICIDADE

publicidade

No que toca às lojas físicas, o principal motivo que levam o consumidor a escolher um  supermercado em detrimento de outro é a proximidade à casa ou ao local de trabalho,  referida por 38%.Apenas 15% mencionaram a qualidade dos produtos em geral e o facto  de a loja praticar bons preços. 

As lojas Mercadona possuem uma avaliação mais elevada em relação ao conforto, na  indicação dos preços, na qualidade do peixe, na qualidade e disponibilidade dos  produtos de marca própria e na satisfação com os produtos comprados. Os únicos fatores  que reúnem menor satisfação nesta cadeia são as promoções e descontos.  

PUBLICIDADE

Nos supermercados El Corte Inglés/Supercor, que a qualidade da carne é o fator com  maior índice de satisfação e o mais elevado entre as 20 cadeias analisadas, seguindo-se o conforto dos espaços e estacionamento. O preço dos produtos, promoções e descontos  são os que menos satisfazem quem faz compras nestes estabelecimentos. 

As lojas My Auchan, que ocupam o 3º lugar de satisfação global, agradam aos  consumidores no estacionamento e qualidade da carne e peixe.  

Os artigos de marca própria são os mais procurados em determinadas categorias e  cadeias. No caso dos laticínios, mercadorias, detergentes, produtos de higiene e cosméticos, grande parte dos clientes prefere as lojas Lidl e Mercadona e, em menor  medida, o Aldi.  

Em relação às lojas online, o aspeto que mais influencia a satisfação global é a precisão  na entrega, sendo que o El Corte Inglés e o Pingo Doce (Mercadão) são os que mais  satisfazem neste critério. A disponibilidade dos produtos, a pontualidade da entrega e  condição dos produtos à chegada também determinam a escolha dos consumidores. 

No entanto, pão, roupa, calçado, fruta fresca e legumes são alguns dos produtos que os  consumidores preferem comprar fora do supermercado. 

Os supermercados Pingo Doce e Continente Modelo, na Madeira, obtiveram a satisfação global mais baixa, devido aos preços. O Minipreço, em todo o País, também  obteve uma baixa classificação, devido ao estacionamento e conforto, sendo que a  principal crítica é a falta de produtos biológicos.  

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE