Coimbra

E o visitante 1 milhão do Exploratório é…

António Alves | 2 meses atrás em 08-03-2024

O UC Exploratório assinalou esta sexta-feira, 8 de março, o visitante 1 milhão. O Serviço de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) foi o contemplado com entradas grátis no centro durante um ano.

PUBLICIDADE

Uma cerimónia simples realizada na nova sala “CriaAtividade” serviu para o diretor do UC Exploratório, Paulo Trincão, e o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, entregarem a placa simbólica do visitante 1 milhão ao administrador do SASUC, Leonardo Vicente.

Em declarações aos jornalistas, o administrador referiu que este “é um momento de grande satisfação” para este projeto educativo, principalmente numa altura em que assinalam os 50 anos. “Para além da ligação que é umbilical ao Exploratório, esta oferta permite complementar o nosso projeto educativo que é já disruptivo”, disse Leonardo Vicente.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria sobre a cerimónia de entrega da placa 1 Milhão

O responsável do SASUC explicou que a aposta da creche e do jardim infantil tem sido a formação global das crianças através do contacto direto com a natureza e das dinâmicas científicas, sendo a parceria com o UC Exploratório “fundamental para concretizar” esse projeto.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Leonardo Vicente

Do lado do UC Exploratório, o diretor Paulo Trincão afirmou que atingir o número 1 milhão de visitantes é “motivo de orgulho” para todos aqueles que criaram este projeto há 28 anos e que permitiram tornar este espaço “um grande centro de ciência”.

“Com a entrada da Universidade de Coimbra de forma efetiva, o Exploratório ganhou uma dimensão internacional, prestando um serviço a cerca de 150 mil crianças por ano, quer no centro quer em ações exteriores”, disse.

Nas declarações aos jornalistas, Paulo Trincão recordou que o público-alvo do centro é desde os mais pequenos aos adultos, daí que tenham também lugar naquele espaço exposições ou, até mesmo, debates sobre temáticas como a matemática ou a medicina.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Paulo Trincão

Presente na cerimónia esteve Amílcar Falcão. O reitor referiu que o UC Exploratório deve ser visto “pela cidade e pela região como um projeto e uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças”.

Segundo o docente de Farmácia, as atividades que são proporcionadas no centro aproximam mais o Exploratório da instituição de ensino. “É uma estrutura já com 28 anos criada pelo professor Vítor Gil”; disse, e que agora atinge o número redondo de um milhão de visitantes.

Um valor que, de acordo com Amílcar Falcão, “é fantástico” pois trata-se de um espaço mais direcionado para as crianças e respetivas famílias.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Amílcar Falcão

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE