Saúde

E o sal será que faz bem ou mal à saúde?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 14-08-2023

Cerca de 100 portugueses são todos os dias diagnosticados com doenças cérebro-cardiovasculares, um número avançado pelo SNS, refere a Máxima. A verdade é que o consumo de sal é um dos comportamentos alimentares que mais contribui para estes dados.

PUBLICIDADE

São vários os problemas de saúde que o consumo excessivo deste mineral pode trazer. Um dos mais comuns é a hipertensão, pois “o excesso de sódio acaba por aumentar a quantidade de água presente em circulação nos vasos sanguíneos” começa por esclarecer à revista a nutricionista Joana Jacinto.

“Um maior volume de líquido aumenta a pressão e a velocidade a que o sangue corre, resultando numa sobrecarga para o coração”, afirma. Além disso, descreveu ainda outros problemas, como doenças cardiovasculares, AVC, osteoporose, demência” e “pensa-se que o consumo excessivo de sal e/ou de alimentos conservados com o uso do mesmo, aumente o risco de desenvolver cancro de estômago”.

PUBLICIDADE

No entanto, a ingestão de pouco sal também pode trazer consequências pouco favoráveis, isto porque “o sódio é essencial para todos os processos de contratação muscular, nos quais também se inclui o coração, essencial em todos os processos de passagem de impulsos nervosos bem como na regulação do volume sanguíneo. Também é essencial no transporte de nutrientes no intestino delgado e nos rins”, assegurou a profissional.

A dose diária recomendada pela OMS é de 5 gramas por dia, o que equivale a uma colher de chá. De acordo com os dados do Inquérito Alimentar Nacional realizado em 2017, cada cidadão consome, em média, três gramas de sal a mais por dia.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE