Vamos

Enjoa durante as viagens? Sabemos o motivo e descanse porque há solução

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 12-05-2023

É dos que enjoa ao andar de carro ou em outra viagem? Bem sabemos que pode tornar-se numa dor de cabeça. Cada aceleração, travagem, curva e contracurva ou até mesmo ondulação contribuem para uma sensação de mal-estar.

PUBLICIDADE

Alguns dos sintomas sentidos são náuseas, vómitos, suores frios, perda de equilíbrio, dores de cabeça e fadiga. Conhecido vulgarmente por enjoo do movimento, este distúrbio tem, na realidade, um nome específico: cinetose”, refere o artigo do e-Konomista.

A cinetose aplica-se aos enjoos provocados pelo movimento de qualquer tipo de transporte. O distúrbio é bastante comum e mais predominante em mulheres adultas e crianças entre os dois e 12 anos.

PUBLICIDADE

Trata-se de um distúrbio do sistema vestibular, conjunto de órgãos do ouvido interno que são responsáveis pelo equilíbrio. “Os enjoos surgem quando este sistema recebe duas informações sensoriais contraditórias enviadas pela visão e nervos periféricos (o corpo está parado, mas o carro em movimento) e não as consegue descodificar”, pode ler-se.

“Embora as náuseas e os vómitos possam parecer os mais comuns, na realidade a cinetose caracteriza-se por um conjunto de vários outros sintomas como tonturas, vertigens, suores frios, dores de cabeça, entre vários outros, sendo que estes variam pessoa para pessoa”, prossegue a publicação.

PUBLICIDADE

publicidade

Os sintomas podem ir piorando à medida que a viagem de carro avança. Contudo, existem, de facto, pessoas mais sensíveis ou propensas ao desenvolvimento do distúrbio. “Pessoas com historial familiar de cinetose, mulheres, crianças entre os 2 e os 12 anos, grávidas, pessoas que sofram de enxaquecas regulares e de vertigens, bem como de ansiedade”, refere o e-Konomista.

Quanto mais sinuoso o trajeto (curvas, desníveis, alterações repentinas da velocidade), maior a probabilidade de enjoar ao andar de carro e de que os sintomas sejam mais severos.

Há 11 dicas para reduzir a probabilidade de enjoos: “Opte por conduzir o carro, se possível, opte por viajar no lugar do “pendura” já que é mais fácil focar um determinado ponto no exterior e sentirá menos as oscilações do veículo, viaje com os olhos fechados, não leia, escreva, ou utilize o telemóvel durante a viagem, mantenha-se hidratado e evite comer com o carro em movimento e não faça refeições pesadas antes de iniciar viagem”.

Mas o e-Konomista dá mais. “Evite beber bebidas alcoólicas durante o percurso, não fume, garanta que o carro está limpo e, especialmente, que não tenha maus odores, correta climatização do automóvel, evitando que este esteja demasiado quente e abra as janelas para fazer circular o ar.”

No entanto, também seguem alguns conselhos para crianças que enjoam ao andar de carro. “Devem viajar em cadeiras altas, para que consigam fixar pontos específicos no exterior, viajar enquanto dormem e realizar atividades como cantar, contar histórias ou realizar jogos ajudam a criança a concentrar-se”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE