Coimbra

É de prata o Bolo-Rei Escangalhado da Moinho Novo de Tentúgal

Susana Brás | 5 meses atrás em 25-11-2023

O Bolo-Rei Escangalhado da Pastelaria Moinho Novo, em Tentúgal, arrecadou, este sábado,  25 de novembro, em Coimbra, a medalha de prata nesta categoria no concurso “O Melhor Bolo-Rei de Portugal” da ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pastelaria e Similares.

PUBLICIDADE

Ao Notícias de Coimbra, José Carlos mostrou-se satisfeito com este prémio, sublinhando que este bolo recebe mais uma medalha este ano: “já tivemos  a medalha de prata no Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português realizado pelo o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal”.

PUBLICIDADE

O proprietário do espaço em Tentúgal refere que se trata de “um bolo fantástico. A massa leva chila, doce de ovos, amêndoa, nozes, pinhão e canela”.

PUBLICIDADE

publicidade

A final da 10.ª edição decorreu no Alma Shopping, em Coimbra, e depois das semifinais em Lisboa e Porto chegaram à cidade dos estudantes 53 bolos para serem avaliados pelo júri através de provas cegas nas categorias de: Bolo-Rei, Bolo Rainha, Bolo-Rei Escangalhado, Trança de Natal e Inovação.

E os vencedores são: Na categoria Bolo-Rei, a Padaria e Pastelaria Juvenal II de Valpaços arrecadou o primeiro lugar, em segundo ficou a Confeitaria Glória de Lisboa e o terceiro lugar foi Pastelaria A Merenda  de Cascais.

No Bolo Rainha, o primeiro lugar coube  à Casa do Padeiro na Pontinha, seguindo-se o Atelier do Doce de Alfeizerão e a medalha de bronze foi para a Pastelaria Juvenal II de Valpaços.

Na categoria Escangalhado, o Moinho Novo arrecadou a prata, representando o distrito de Coimbra nos três primeiros de cada categoria. A medalha de ouro foi atribuída à Pastelaria Juvenal II de Valpaços  e a medalha de bronze foi para a Flor d’Aveiro.

Na Inovação, a medalha de ouro  foi para a Bread & Friends de Lisboa , em segundo lugar ficou a Pastelaria A Merenda de Cascais e em terceiro ficou a Confeitaria Rainha 5 de São João da Madeira.

A Pastelaria Vida Nova de Ourém arrecadou a medalha de ouro na categoria Trança de Natal, em segundo lugar ficou a Pastelaria Brisanorte de Leiria e o Espaço das natas em Guimarães ficou em terceiro lugar.

Veja o vídeo da apresentação dos vencedores do concurso:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE