Dueceira considera desequilibrada a distribuição de apoios do Programa de Desenvolvimento Regional

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-04-2018

A Dueceira manifestou hoje a sua discordância perante a “desequilibrada” distribuição regional dos apoios do Programa de Desenvolvimento Regional (PDR 2020) para as medidas florestais e exigiu uma reprogramação mais justa para o Pinhal Interior.

PUBLICIDADE

GONDRAMAZ

Em comunicado, a associação de desenvolvimento do Ceira e Dueça, que representa os municípios de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, solicita a maior atenção para a reprogramação do PDR 2020 e a “discussão e programação da nova PAC para o período pós-2020”.

Citando o Relatório de Avaliação dos Incêndios ocorridos entre 14 e 16 de outubro de 2017 em Portugal, a Dueceira refere que a região do Alentejo concentra “56,4% dos fundos europeus (FEADER) para as operações que integram a Ação 8.1 Silvicultura Sustentável, em contraste com 36% que somam o Centro (26,3%) e o Norte (9,7%).

PUBLICIDADE

A entidade assume esta tomada de posição “na expectativa de que contribua construtivamente para uma articulação e diálogo com o Governo, nomeadamente com os órgãos da tutela com autoridade nesta matéria, conducente a uma visão estratégica da gestão florestal e a uma reprogramação coerente dos fundos afetados”.

Daí que a Dueceira apele a que esses fundos sejam canalizados “para ações que objetivem a prevenção e diminuição do risco de incêndio florestal em zonas de maior risco, possibilitando uma maior eficácia dos meios nomeadamente nos concelhos da sua área de abrangência, os quais se localizam na região que ainda possui a ousada e trágica denominação de pinhal interior”.

PUBLICIDADE

publicidade

A associação de desenvolvimento do Ceira e Dueça constata ainda que na programação em vigor, comparativamente ao período anterior de 2007-2013, existe um decréscimo notório nas medidas e fundos do PDR destinados para a agricultura e, no seu âmbito, para a floresta.

De acordo com a Dueceira, as alterações introduzidas, por força das tragédias ocorridas, “não atingiram o total de fundos para as medidas florestais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE