Saúde

Dois mil utentes sem médico no Centro de Saúde Fernão de Magalhães em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-05-2022

Cerca de dois mil utentes estão sem médico de família na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fernão de Magalhães (UCSP), em Coimbra, como avançou ao Notícias de Coimbra a médica Conceição Mota Garrett.

PUBLICIDADE

“Vamos gerindo a situação como é possível , não é fácil”, assegura. Acrescentando que este Centro de Saúde tem uma grande diversidade de utentes, muitos idosos, crianças, e temos também sem-abrigo”.

Nesta Unidade trabalham 11 médicos de família que servem 18 mil utentes, realça Conceição Mota Garrett, admitindo que por gosto as coisas vão-se fazendo.

PUBLICIDADE

“Hoje reformou-se uma colega”, frisou a médica que trablha na UCSP. Questionada pelo Notícias de Coimbra: quem irá ficar com os pacientes que seguia, a resposta foi: “não sei ainda como vai ser a gestão dessa situação”.

O  novo edifício do Centro de Saúde Fernão de Magalhães também foi tema de conversa, com a médica a referir que espera que em maio de 2023 seja inaugurado.

PUBLICIDADE

publicidade

Teresa Pascoal, membro da Comissão Organizadora da Semana do Médico de Família SRCOM, refere que as atuais instalações que acolhem a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fernão de Magalhães estão muito obsoletas e degradadas.

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fernão de Magalhães foi visitada, na tarde desta segunda-feira, por uma equipa da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), no âmbito da Semana do Médico de Família, sob o lema “Valorizar quem cuida de todos”.

Na quinta-feira, último dia da iniciativa, realiza-se um sarau no auditório municipal da Figueira da Foz, pelas 21:00, com intervenções dos presidentes da SRCOM, Carlos Cortes, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto, do médico Pedro Figueiredo e do presidente honorário da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Mário Moura.

Veja o vídeo com a médica Conceição Mota Garrett da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fernão de Magalhães:

 

Veja o vídeo com Teresa Pascoal, membro da Comissão Organizadora da Semana do Médico de Família SRCOM:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE