Região

Dois investidores de Cantanhede perdem 290 mil euros em burla com bitcoins

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 04-09-2023

Dois investidores de Cantanhede apostaram quase 290 mil euros no mercado de criptomoedas, tudo porque lhes foi “vendido” lucros rápidos. No entanto, acabaram burlados: um perdeu mais de 197 mil euros que tinha usado para adquirir bitcoins e o outro uma quantia superior a 87 mil em pouco mais de um mês.

PUBLICIDADE

As burlas com criptomoedas mais do que duplicaram, tendo sido recebidas pelo Gabinete Cibercrime 94 denúncias, quando em 2021 tinham sido 38. Os lesados queixam-se de “terem perdido, em inúmeras plataformas, avultadas quantias”, escreve o Correio da Manhã.

Segundo os dados da Procuradoria-Geral da República (PGR), no momento em que fizeram queixa, “a generalidade das plataformas já tinham deixado de estar online, não se conhecendo qualquer detalhe ou contacto que permitisse apurar o servidor da Internet” onde estavam alojadas. Os investidores de Cantanhede foram vítimas deste esquema.

PUBLICIDADE

“Em cinco meses, um deles perdeu mais de 197 mil euros que foi transferindo sob a falsa promessa de um retorno de 745 mil euros. Mas para o receber teria de pagar mais 3% de taxas. Mais tarde, foi informado que o dinheiro estava “congelado” e pediam novas transferências. À outra vítima também exigiam mais 32 mil euros para desbloquear os 87 mil que já tinha transferido. Os dois perderam o que investiram e apresentaram queixa na Polícia Judiciária do Centro”, conta o jornal.

Os dois casos de investidores que foram burlados na zona de Cantanhede já foram participados à Polícia Judiciária. Uma das vítimas era pressionada a pagar mais percentagens sob ameaça de o seu caso poder “ser considerado suspeito”.

PUBLICIDADE

publicidade

As mensagens enviadas às vítimas acentuam o caráter legal dos montantes que vão pedindo. Argumentam que todo o dinheiro a receber “é inteiramente declarado pela autoridade europeia de segurança de mercados e pela autoridade de controlo financeiro”. Por isso, alegam, “que é paga em percentagens, para verificar inteiramente a origem dos fundos”, para não ter problemas com o banco e com o Estado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE