Universidade

Docentes da FEUC participam em conferência internacional sobre o papel da Economia Social

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-03-2021

Álvaro Garrido e Filipe Almeida, docentes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), participam, na próxima segunda-feira, dia 29, na conferência internacional “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, realizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia.

PUBLICIDADE

Esta conferência, transmitida em live streaming, terá início pelas 10h30, e contará, na sessão de abertura, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Na ocasião, será apresentada a Rede de Cidades Portuguesas candidatas a Capital Europeia da Economia Social 2021, entre as quais se conta a cidade de Coimbra.

Às 13h10 terá lugar a sessão principal do evento, que conta com a participação de grandes personalidades europeias e mundiais ligadas à Economia Social, entre as quais o Relator do Parecer do Comité Económico e Social Europeu (CESE) sobre “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, Giuseppe Guerini, o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, o Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, os ministros do Trabalho de Espanha, Alemanha e Eslovénia, o presidente da Confederação Portuguesa da Economia Social, Francisco Silva, e o Presidente da Portugal Inovação Social e docente da FEUC, Filipe Almeida. A moderar os trabalhos estará o Diretor e docente da FEUC, Álvaro Garrido.

PUBLICIDADE

A FEUC tem uma tradição muito forte no ensino e investigação em Economia Social, particularmente na área do cooperativismo. Além do Centro de Estudos Cooperativos e de Economia Social, criado por Rui Namorado em 1982, a FEUC conta com uma extraordinária biblioteca de estudos cooperativos e temas de Economia Social e oferece um curso de Pós-Graduação em Economia Social e Cooperativismo, com grande procura nas suas doze edições, e cujas redes de alunos abrangem as diversas entidades da Economia Social: cooperativas, associações, mutualidades e fundações.

Segundo Álvaro Garrido, esta conferência tem particular importância “dada a sua amplitude europeia, considerando a importância dos oradores convidados e porque se trata de uma iniciativa de primeiro plano no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia. Além disso, no contexto da pandemia e da crise social e económica que se vive na UE, é fundamental debater o papel da Economia Social e das suas organizações no crescimento inclusivo, na coesão social e na recuperação das comunidades”. 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE