Primeira Página

Diabético sobrevive milagrosamente após 1 dia perdido e caído na rua em Condeixa

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 09-10-2025

Condeixa viveu momentos de grande apreensão desde o desaparecimento de um idoso de 79 anos, utente da Santa Casa da Misericórdia.

O alerta foi dado ontem, dia 8 de outubro, por volta das 19:00, quando a instituição constatou que o homem não tinha regressado.

Tiago Picão, comandante dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, explicou ao Notícias de Coimbra o desenrolar das buscas: “Ontem foram realizadas buscas a pedido da Guarda Nacional Republicana, que é a entidade responsável. Fizemos esse apoio com cinco veículos e nove operacionais. A zona verificada foi toda desde o centro da vila, direção à Santa Casa, Câmara Municipal, Mercado e jardins do Parque Verde, todas as áreas onde o senhor, por desorientação, poderia ter-se deslocado.”

PUBLICIDADE

Apesar dos esforços durante a noite e madrugada, o idoso não foi localizado, em parte devido à falta de informação sobre o percurso exato que tinha feito. Só hoje, graças a informações recolhidas nas redes sociais e confirmadas localmente, soube-se que ele tinha ido a um supermercado, próximo da Câmara, comprar uma pasta de dentes.

Sobre a localização do idoso, Tiago Picão revelou: “Neste momento ele foi transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra”. Estava “consciente, com algumas escoriações, um pouco debilitado após quase 24 horas caído. É diabético, mas os sinais vitais estavam todos dentro do possível. Foi encaminhado de forma preventiva para uma avaliação mais profunda.”

O comandante descreveu ainda como o homem sobreviveu: “Diz que se deslocou junto dos arbustos por uma necessidade fisiológica, mas não sabemos até que ponto outras complicações de saúde poderão ter contribuído para a sua desorientação.”

O final feliz trouxe alívio. “Felizmente o senhor foi encontrado com vida, que era o objetivo da busca”, concluiu Tiago Picão.

O idoso, natural do casal de São João e residente na Santa Casa da Misericórdia há cerca de dois anos, encontra-se agora sob avaliação médica, encerrando quase 24 horas de grande apreensão em Condeixa Nova.

Nas buscas coordenadas pela GNR estiveram os Bombeiros Voluntários de Condeixa com 5 veículos e 9 operacionais, a Guarda com várias patrulhas, elementos da Santa Casa da Misericórdia Condeixa e populares.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE