Coimbra

Dia Mundial do Pão assinala-se em Coimbra com várias variedades e a “melhor” broa à mesa (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-10-2021

O Dia Mundial do Pão celebra-se amanhã. A melhor broa de Coimbra, pão de cerveja ou pão à porta são algumas das opções existentes na cidade. O Notícias de Coimbra foi experimentá-las e conta-lhe tudo.

PUBLICIDADE

A efeméride é assinalada desde 2000, no dia 16 de outubro, o NDC visitou, esta manhã, a Pastelaria Moeda, também conhecida como A Casa da Broa, na rua da Moeda, na Baixa de Coimbra.

O sucesso da broa desta pastelaria é tal que há “23 anos que é conhecida como a melhor broa de Coimbra”, o slogan “foi dado pelos clientes”, refere o proprietário Lúcio Borges.

PUBLICIDADE

Para além da broa tradicional, da sem glúten, dos produtos próprios de pastelaria e padaria este estabelecimento também tem a broa recheada com carne, bacon ou queijo.

Poucos minutos passavam das 10:00 quando chegou às instalações do NDC Ricardo Gato, gerente da “Olha o Pão”, com quatro variedades de pão que tínhamos encomendado no dia anterior.

PUBLICIDADE

publicidade

A “Olha o Pão” é uma empresa que procura reviver o hábito tradicional e saudável, da presença de pão fresco na mesa do pequeno-almoço. Este projeto surgiu da “necessidade e desejo de proporcionar um serviço personalizado e de qualidade” na cidade de Coimbra e “com pontualidade e com confiança”, reforça Ricardo Gato.

Na Pastelaria Vasco da Gama, no Bairro Norton de Matos, em Coimbra, são muitas as variedades de pão que encontra, mas uma das especialidades deste estabelecimento “é o pão de cerveja”, como contou, ao NDC esta manhã, o chefe de padaria, António Ganilho.

O pão é um alimento fundamental numa alimentação equilibrada e saudável, considerado um dos alimentos mais tradicionais no mundo, e está presente em quase todas as mesas.

No dia Mundial do pão, a ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares “pretende destacar a importância deste alimento e sensibilizar os portugueses para as dificuldades que o setor atravessa”, pode ler-se numa nota de imprensa da ACIP.

“Nesta data, importa destacar a relevância do setor para a economia nacional, analisando os dados de 2019, constata-se que empregava cerca de 36.000 trabalhadores, gerando um volume de vendas de 1,46 mil milhões de euros. Atualmente, este setor de atividade debate-se com dificuldades a diversos níveis, desde a escassez de mão-de-obra, aumento dos preços das matérias-primas e da energia, culminando na recente legislação sobre os bens consumidos nas escolas”, acrescenta o comunicado da ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.

Veja o vídeo do Direto NDC com o prorietário da Pastelaria Moeda, Lúcio Borges:

Veja o vídeo do Direto NDC com o o gerente da “Olha o Pão”, Ricardo Gato:

Veja o vídeo do Direto NDC com o chefe de padaria da Pastelaria Vascoa da Gama, António Ganilho:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE