Crimes

Detetada em propriedade agrícola milhares de litros de vinho em pipas, garrafões e cubas de inox

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 25-01-2024

Imagem: GNR

A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, no dia 23 de janeiro, apreendeu 71 755 litros de vinho licoroso produzido e introduzido no consumo de forma ilegal, no distrito de Viseu.

PUBLICIDADE

Os militares detetaram numa propriedade agrícola, 70 mil litros de bebidas alcoólicas acondicionadas em pipas de madeira, cubas de inox e garrafões, ou seja, que se encontravam armazenadas em locais não autorizados pela autoridade aduaneira competente, motivo que levou à sua apreensão, dá conta a nota da Guarda.

O valor comercial das bebidas apreendidas ascende a 430 mil euros, sendo que a sua comercialização no mercado paralelo teria causado um dano ao Estado de cerca de 63 mil euros em sede de Imposto sobre o Álcool, as Bebidas Alcoólicas e as bebidas adicionadas de açúcar ou outros edulcorantes (IABA).

PUBLICIDADE

Da ação resultou ainda a identificação de um homem, de 40 anos.

Os factos que constituem um crime por introdução fraudulenta no consumo, previsto no Regime Geral das Infrações Tributárias (RGIT), foram comunicados ao Ministério Público de Moimenta da Beira.

PUBLICIDADE

publicidade

A ação contou com a colaboração do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE