Saúde

Descubra com esta calculadora a quantidade de água que deve beber por dia

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 12-07-2023

Qual é a quantidade certa de água que devemos beber por dia? É uma pergunta frequente, mas provavelmente sem reposta.

PUBLICIDADE

Mas existem outros fatores a serem considerados, como a prática de atividade física e se a pessoa sua muito ou não. Em média, um adulto precisa de beber 2 litros de água por dia. Mas não tem uma fórmula única: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum desporto.

Dá para fazer um cálculo individual. Basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve beber pelo menos 1,9 litro diariamente. Mas não precisa de fazer a conta: use a calculadora do G1 .

PUBLICIDADE

“A melhor hidratação é feita de forma gradual, beba pequenas quantidades de água durante a manhã, tarde e noite. Faz mal à saúde ficar o dia todo sem beber uma gota e, à noite, tomar um litro de uma vez só”, refere.

Para pessoas que suam muito, o consumo de água diário pode aumentar para 3,5 até 4 litros.

PUBLICIDADE

publicidade

Não beber água ao longo do dia causa desidratação e sabia que quando sente sede, já deveria estar a beber água há mais tempo? A desidratação também causa alterações na urina, que pode ficar mais escura e ter mau cheiro.

Beber água demais também pode fazer mal. “Quando bebe em demasia, pode causar uma maior diluição do corpo humano e hiponatremia, que é uma baixa concentração de sódio no sangue. Quando isso acontece, a pessoa tem dores de cabeça e náuseas”, afirma a nutricionista Mariana Carvalho.

A água traz inúmeros benefícios ao organismo, como “regular a temperatura do corpo, hidratar a pele, manter o nível de água corporal adequado, lubrificar as articulações, melhorar o funcionamento do intestino e dos rins e ainda desintoxica o organismo”, enumera o artigo do portal brasileiro.

No entanto, o G1 deixa-lhe uma calculadora para perceber qual a quantidade de água ao digerir.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE