Coimbra

Demolição do Cartola sugerida pelo autarca António Vilhena

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 23-02-2024

O autarca António Vilhena (PS) sugeriu, esta quinta-feira 22 de fevereiro, à Câmara de Coimbra a demolição do café Cartola, tendo preconizado a devolução à Praça da República do desenho urbanístico anteriormente existente.

PUBLICIDADE

A sugestão do ex-vereador foi feita, na presença do presidente da Câmara conimbricense, proprietária do imóvel, no âmbito de uma sessão da Assembleia Municipal.

Para António Vilhena, o concurso para concessão por parte da Câmara da exploração do estabelecimento “ameaça ficar vazio”.

PUBLICIDADE

Neste contexto, segundo aquele membro da Assembleia Municipal, há, agora, “a oportunidade de valorizar aquele espaço icónico”, adjacente ao Teatro Académico de Gil Vicente e a dois passos do Jardim da Sereia.

Se a principal autarquia de Coimbra aderir à sugestão, a demolição do edifício, de escasso valor arquitectónico, permite voltar a dotar a praça da República de uma rotunda de considerável dimensão.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que, no passado dia 5 de fevereiro, o município aprovou a abertura de concurso para a reabertura do café conimbricense.

O espaço, localizado no troço poente da Praça da República e conhecido como “Bar Cartola”, passou para a posse administrativa da Câmara Municipal em abril de 2023, devido à resolução do contrato por falta de pagamento das rendas. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE