Crimes

“Decidiu atear fogo para limpar o terreno” após “beber cerca de meia grade de cervejas”

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 26-04-2023

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a cinco anos e três meses de prisão um homem, de 61 anos, que confessou ter ateado um incêndio florestal em julho de 2022 em Vagos, que consumiu cerca de dois hectares.

PUBLICIDADE

Durante a leitura do acórdão, o juiz presidente disse que o tribunal considerou provados todos os factos da acusação.

O tribunal atendeu à confissão do arguido e ao facto de o mesmo ter um problema com álcool, condenando-o a cinco anos e três meses de prisão, por um crime de incêndio florestal agravado.

PUBLICIDADE

Durante o julgamento, o arguido disse que na altura em que ocorreu o incêndio tinha acabado de beber cerca de meia grade de cervejas e “decidiu atear o fogo para limpar o seu terreno”.

Após a leitura do acórdão, o juiz dirigiu-se ao arguido, dizendo-lhe que provocou um incêndio de “grande dimensão”, que “felizmente foi combatido a tempo e horas”, o que não deixa de ser um comportamento “bastante censurável”.

PUBLICIDADE

publicidade

O tribunal decidiu manter em prisão preventiva o arguido até se esgotarem os prazos para recorrer da decisão.

Segundo a acusação, cerca das 18:00 do dia 07 de julho de 2022, o arguido dirigiu-se a uma zona de mato, floresta e pinhal em Ponte de Vagos, no concelho de Vagos, e ateou fogo em ervas secas e vegetação ali existente, abandonando em seguida o local.

Naquele dia, o risco de incêndio era “muito elevado”, tendo as chamas consumido uma área de cerca de dois hectares de eucaliptos e pinheiros próximo de zonas urbanas.

O incêndio foi combatido por 54 operacionais apoiados por 15 viaturas e um helicóptero.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE