Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Carteira

Dê 7 passos para preparar a sua casa para o “ai que frio!”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 22-01-2023

Os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

Segundo o organismo, as temperaturas vão descer em Portugal a partir de segunda-feira, com mínimas entre os 5º e -6º, mantendo-se tempo frio até ao final da semana.

Para preparar a casa para o frio, a Selectra preparou um guia com alguns conselhos-chave para aumentar a eficiência energética.

PUBLICIDADE

publicidade

Ter atenção à temperatura escolhida

Sabemos que quando o frio lá fora começa a ser mais rigoroso, a ideia de chegar a casa e ligar o radiador na temperatura máxima, é bastante tentadora. Ainda assim, este é um dos principais comportamentos a evitar quando a ideia é reduzir o valor das faturas. Segundo a Selectra, para fazer um uso eficiente de energia, deves manter o aquecimento a uma temperatura constante e programá-lo para não ultrapassar os 21ºC.

Isolar todas as fugas de ar

Para se manter uma temperatura constante dentro de casa é necessário que não existam fugas de ar, certo? E se esta parece uma ideia óbvia, a verdade é que é um dos problemas mais recorrentes nas casas portuguesas. Por isso, a empresa recomenda investir num bom isolamento, como é o caso dos vidros duplos, e para quem não tenha essa oportunidade neste momento, colocar um adesivo nas portas e janelas para reduzir a entrada de ar.

PUBLICIDADE

Desligar todos os aparelhos sempre que estiveres ausente

Já ouviste dizer que “é melhor deixar o aquecimento ligado do que andar a ligar e a desligar a toda a hora”? Então esquece este conselho. Isto porque, tal como em todos os outros dispositivos, os radiadores ao estarem ligados à corrente, estão consequentemente a gastar energia. E por isso, o melhor é dar descanso ao aquecimento elétrico durante a noite e sempre que te tiveres de ausentar de casa também.

Colocar temporizadores nas tomadas elétricas

Se por acaso tens uma tarifa bi-horária, aproveita essa vantagem e programa os aquecedores para funcionarem apenas no horário noturno (das 22h às 8h). Esta dica é principalmente útil durante a semana, já que a maioria das pessoas passa o dia fora de casa e por isso não tem necessidade de recorrer ao aquecimento durante esse período. Ainda assim, no fim de semana é importante continuar a fazer uma gestão controlada da energia e evitar deixar o radiador ligado horas a fio.

Escolher bem o lugar onde vais colocar o radiador

Nunca tinhas pensado nesta questão? Então fica a saber que a decisão de escolher onde irás ficar o radiador pode afetar as contas de energia. Isto é, não há uma regra geral que dita o lugar exato onde terá de se situar o aquecedor, no entanto é importante certificares-te que não existem obstáculos à sua volta que dificultem a passagem de ar para que este possa funcionar a 100%.

Manter os equipamentos limpos

Todas as mudanças fazem a diferença, mesmo por mais pequenas que sejam e esta é claramente uma delas. Só o simples facto de limpar regularmente o pó dos radiadores, ajuda-te a poupar até 10% da energia consumida. Ou seja, um equipamento limpo consegue funcionar muito melhor que um que se encontra mais sujo e este é um hábito que pode replicar para todos os eletrodomésticos da casa.

Arejar diariamente a casa

Por fim, e por mais contraditório que possa parecer, arejar a casa continua a ser tão importante durante estes meses como é na altura do verão, visto que evita o acumular de humidade. E uma vez que um ar limpo tende a ser mais fácil de aquecer, continua a ser aconselhável ventilar a casa entre 5 a 10 min por d

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com