CHUC

CUF Coimbra avalia patologias do sono na população

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-03-2019

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que cerca de 40% da população mundial sofre de alguma patologia relacionada com o sono. As mais comuns são as doenças respiratórias do sono, a insónia e as alterações hormonais.

PUBLICIDADE

Perante o panorama atual e no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Sono 2019, o Hospital CUF Coimbra vai disponibilizar uma ação gratuita de diagnóstico de patologias do sono, dirigida à população em geral. Esta ação é dinamizada por Isabel Luzeiro, médica neurologista e neurofisiologista com competência em Medicina do Sono no Hospital CUF Coimbra.

Nos dias 12, 13 e 14 de março irá  decorrer uma avaliação de risco de patologias do sono através de um questionário científico elaborado para o efeito. No caso do resultado do inquérito demonstrar um indicador de patologia, é colocado um monitor para realização de um estudo poligráfico do sono. O doente leva o monitor para casa e devolve-o no dia seguinte para que os resultados possam ser estudados pela neurologista responsável. Esta avaliação é gratuita e não necessita de marcação.

PUBLICIDADE

No sentido de sensibilizar a população para o impacto das patologias do sono no dia-a-dia, vai ter lugar, no dia 15 de março, pelas 16h00, uma sessão de esclarecimento onde serão abordados os principais sintomas das doenças ligadas ao sono, métodos de diagnóstico e terapêutica. Esta sessão terá lugar na sala de reuniões do Hospital CUF Coimbra, Piso 4. Neste caso, as inscrições são, igualmente, gratuitas mas limitadas à capacidade da sala.

O registo deve ser feito através do seguinte link:

PUBLICIDADE

publicidade

https://academiacuf.up.events/widgets/activity/2219

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE