Economia

CTCV – 35 anos de experiência, rigor e credibilidade ao serviço da Indústria

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-07-2022

O CTCV tem como missão estabelecer a ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, dedicando-se à valorização de produtos e serviços e à transferência de tecnologia, orientada para os sectores da Cerâmica, do Vidro, da Pedra Natural e outros setores da esfera do habitat. 

PUBLICIDADE

Fundado há 35 anos, o CTCV integra uma equipa pluridisciplinar com valências científicas e competências técnicas sólidas em diferentes áreas do conhecimento, resultado de mais de três décadas de experiência acumulada e formação especializada. 

O rigor e a credibilidade, aliados a uma forte componente de inovação e transferência de tecnologia, transformam o CTCV num caso de sucesso reconhecido por numerosas entidades nacionais e internacionais. 

PUBLICIDADE

O CTCV oferece, hoje, aos seus mais de 500 parceiros, um conjunto de soluções integradas que passam pela consultoria especializada e auditoria, formação profissional, medição e ensaio e soluções de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Desde a sua fundação que o CTCV “se tem vindo a afirmar como entidade de referência na competitividade, no apoio técnico e na promoção tecnológica das indústrias que integram o cluster do Habitat. Atualmente este propósito continua a ser plenamente pertinente, mas há que ter igualmente presente que o setor tem evoluído no campo técnico e científico e que tem uma forte capacidade para se reinventar”, destaca António Baio Dias, diretor geral do CTCV. 

PUBLICIDADE

publicidade

Com uma cultura de I&D orientada para o desenvolvimento de produtos diferenciados, o CTCV aposta na gestão e promoção da inovação como fator que cria valor acrescentado para o mercado, nomeadamente através de uma assertiva vigilância tecnológica, focada nas necessidades da indústria.

António Baio Dias, realça a importância da consolidação da colaboração e parcerias com instituições de ensino superior e outras entidades do sistema cientifico-tecnológico nacionais e internacionais. “Os projetos de investigação e desenvolvimento em novos materiais e processos, é um contributo fundamental para o desenvolvimento tecnológico das empresas”, afirma. 

Na área da I&D, “o nosso foco está no desenvolvimento de novos materiais, mais sustentáveis, produtos multifuncionais (cerâmica sensitiva, antibacteriana, superfícies autolimpantes), nos nanomateriais, que conferem características técnicas mais funcionais, bem como ao nível do desenvolvimento de processos, mais eficientes, de impressão digital na louça ou de fabrico aditivo”, esclarece o diretor geral do CTCV. 

Alinhado com as novas tendências, o CTCV tem sido capaz de mobilizar os recursos necessários para investir em novas competências e tecnologia, disponibilizando à indústria meios que esta isoladamente não conseguiria obter por restrições económicas ou técnicas, essenciais para apoiar o desenvolvimento e a implementação de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI).

Atualmente, e considerando as novas necessidades das empresas, o CTCV está num processo de evolução e reposicionamento estratégico, que visa o reforço do reconhecimento do seu papel como entidade de interface tecnológica – entre instituições de ensino superior e empresas, alinhado com as novas tendências e realidade emergentes, assente nas dimensões da transição verde e digital da indústria.

Esta estratégia vai permitir continuar a assegurar os meios materiais e humanos disponíveis para que o CTCV, através da incorporação de quadros altamente qualificados, possa desenvolver novos projetos de IDI, além de intensificar a sua colaboração com Institutos de Ensino Superior e a sua participação ativa em redes nacionais e internacionais.

António Baio Dias, realça ainda a importância de “criar mais e melhor informação e conhecimento para disponibilizar junto das empresas parceiras, bem como continuar a assegurar o cabal desenvolvimento de atividades pré‐competitivas e outras inseridas em redes nacionais e internacionais, em que o CTCV ambiciona ter uma presença cada vez mais marcante”, destaca.   

O cluster do habitat, onde se destaca a cerâmica, o vidro e a pedra natural ou reconstruída, atravessa uma verdadeira revolução – os novos materiais, com diferentes propriedades, o desenvolvimento de processos produtivos com menor incorporação de energia, consumo de água e libertação de carbono para a atmosfera, a economia circular, a descarbonização, não só através dos novos materiais, mas também através de estudos técnico‐ económicos que promovam a eficiência energética e uma maior utilização de energias renováveis, a utilização de novos combustíveis, como o hidrogénio verde, o desenvolvimento de processos de captura de carbono e de metanização para a sua reutilização, a robótica industrial, os processos de fabricação aditiva / impressão 3D como veículo para a fabricação de peças únicas, para a customização de coleções ou o fabrico de protótipos, a digitalização organizacional – onde o CTCV emerge como parceiro preferencial para uma indústria que é uma referência em Portugal e no mundo. 

O CTCV disponibiliza: 

  • Ensaios e análises técnicas às matérias-primas e a produtos finais para melhoria dos produtos ou certificação dos mesmos, como passaporte para entrada no mercado interno ou exportação, de acordo com normas nacionais, europeias e internacionais, acreditados pelo Instituto Português de Acreditação,
  • Serviços de apoio técnico para a melhoria dos processos produtivos, organização das empresas, eficiência energética, sustentabilidade e ambiente e segurança das pessoas,
  • Investigação e desenvolvimento de produtos para melhoria das características técnicas da multifuncionalidade, 
  • Formação técnica especializada para quadros das empresas

Reconhecimentos: ISO 9001:2015,ISO 17025:2018,AMECA – vidro automóvel,CSTB – pavimentos cerâmicos,DGEG – auditorias energéticas,ACT -Serviços Autorizados,APA – verificação ambiental,CEN – Organismo Notificado,CEN – Solar Key Mark,Centro de Interface tecnológica pela agência de Inovação e O CTCV integra o Polo de Inovação Digital – PTCentroDiH reconhecido pelo Governo Português e de Excelência Europeia

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE