Governo

Crise energética acabou e já é possível abastecer sem limites

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-08-2019

 Portugal deixou de estar em crise energética, devido à greve de motoristas de pesados, desde as 00:00 de hoje, acabando os limites ao abastecimento de combustível.

PUBLICIDADE

O Governo aprovou na segunda-feira, em reunião eletrónica do Conselho de Ministros, o fim da crise energética declarada há dez dias devido à greve de motoristas de pesados, a partir das 23:59 desse dia.

PUBLICIDADE

Assim, desde as 00:00 de hoje, Portugal deixou de estar em crise energética.

O executivo socialista justificou a decisão “considerando o termo da greve decretado pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias, no dia 15 de agosto, e pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, no dia 18 de agosto, assim como a evolução favorável registada ao longo do período de crise energética nos postos de abastecimento de combustível exclusivos integrados na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA)”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 09 de agosto o Conselho de Ministros declarou a situação de crise energética, para o período compreendido entre as 23:59 desse dia e as 23:59 de 21 de agosto, para todo o território nacional.

Foi também constituída a REPA, integrando postos de abastecimento exclusivo para entidades prioritárias e veículos equiparados, como Forças Armadas, forças de segurança, proteção civil, emergência médica ou transporte público de passageiros, e uma rede para abastecimento público com bombas abertas ao público em geral, mas com restrições na quantidade de abastecimento.

A situação de crise energética teve como objetivo assegurar os abastecimentos energéticos essenciais à defesa, ao funcionamento do Estado e dos setores prioritários da economia, assim como à satisfação dos serviços essenciais de interesse público e das necessidades fundamentais da população durante a greve dos motoristas.

Até às 23:59 de segunda-feira, o Conselho de Ministros decidiu que os postos de abastecimento de combustível exclusivos integrados na REPA passaram a constituir postos de abastecimento de combustíveis não exclusivos e o volume máximo de gasolina ou gasóleo que podia ser fornecido a cada veículo automóvel passou de 15 litros para 25 litros.

Já nos postos de abastecimento não pertencentes à REPA, com exceção dos postos de abastecimento localizados nas regiões autónomas, mantiveram-se os limites que já estavam em vigor, de 25 litros para veículos ligeiros e de 100 litros para veículos pesados.

Com o fim da crise energética, deixaram de existir estes limites para o abastecimento de combustível em todos os postos.

A greve dos motoristas de pesados começou em 12 de agosto por tempo indeterminado. Em 15 de agosto, o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) desconvocou a paralisação, mas o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas manteve-a e só desconvocou o protesto no domingo, 18 de agosto, após um plenário de trabalhadores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE