Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Covid-19: Surto na Fundação Sophia em Coimbra tem 20 infetados assintomáticos e dois com sintomas ligeiros

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-11-2020

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Fundação Sophia, em Coimbra, regista um surto de covid-19 com 22 casos, quase todos assintomáticos e apenas dois com sintomas ligeiros, disse hoje à agência Lusa o diretor da estrutura, Costa Fernandes.

PUBLICIDADE

Segundo o responsável, que ontem, domingo,  confirmou o surto em entrevista ao Notícias de Coimbra, 12 dos infetados são utentes e 10 são trabalhadores da instituição, num universo de 23 doentes daquela unidade, que tem capacidade para 25 utentes.

PUBLICIDADE

publicidade

“No lar de idosos, que tem pessoas muito idosas, não se registam, até ao momento, casos de infeção”, salientou Costa Fernandes, adiantando que a unidade residencial está ocupada com 59 pessoas.

O diretor da Fundação Sophia adiantou que os utentes estão em “absoluto isolamento nos seus quartos”, num dos setores da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que será desinfetado pelos Serviços Municipais de Proteção Civil de Coimbra na quinta-feira.

PUBLICIDADE

Por seu turno, os trabalhadores sinalizados mantêm-se em regime de isolamento domiciliário.

Costa Fernandes adiantou ainda que hoje também se realizaram testes a utentes, que vão continuar terça e quarta-feira, envolvendo também os trabalhadores da instituição.

“Esta situação é bastante frustrante para nós, que ativámos o Plano de Contingência e até agora tínhamos estado numa situação segura”, desabafou o diretor da Fundação Sophia, salientando que a instituição possuía dois postos de triagem separados.

No entanto, acrescentou, “não foi possível evitar esta situação, apesar de todo este esforço”.

Portugal contabiliza pelo menos 3.472 mortos associados à covid-19 em 225.672 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com