Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra: Surto de covid-19 em Unidade da Fundação Sophia tem 22 infetados

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-11-2020

“Há áreas de covid positivo” na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Fundação Sophia, em Coimbra, onde existe um surto de covid-19 com 22 casos de infeção, sendo 10 profissionais e 12 utentes,  afirmou hoje o diretor ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Costa Fernandes revelou, bastante emocionado, que há sintomas ligeiros de covid-19 em dois utentes, estando os restantes 10 assintomáticos e isolados num dos dois sectores da UCCI que será desinfectado pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, nos próximos dias.

PUBLICIDADE

publicidade

A unidade, que no total acolhe 23 utentes, continua a funcionar apenas com os próprios recursos humanos, mas tem agora menos dez trabalhadores, entre auxiliares e enfermeiros que estão em isolamento, facto que preocupa o diretor da Fundação Sophia.

Entre os utentes da UCCI há “pessoas muito idosas e com um grau de dependência elevado” o que vai tornar exigente a operação de desinfeção dos espaços o que vai obrigar a uma complexa  operação de logística.

PUBLICIDADE

Os trabalhadores infetados estão em isolamento domiciliário, mantêm-se assintomáticos, e segundo as regras da Direção Geral de Saúde para pessoas que testam positivo, não podem efectuar qualquer contacto presencial com outras pessoas, mesmo dentro das suas casas, até se confirmar um teste negativo ao vírus sars-cov-2.

Um “sentimento de desolação e frustração das expectativas criadas aos utentes e familiares” depois de nove meses de plano de contingência bem sucedido, iniciado a 9 de Março, é a forma como Costa Fernandes carateriza o momento em que a pandemia se manifestou chegou aquela instituição no coração de Coimbra.

O lar residencial de idosos e todos os trabalhadores e colaboradores das várias valências sócias e de saúde da Fundação Sophia, num total que ultrapassa as duas centenas de pessoas, vão ser testados a partir de segunda feira, revela o responsável.

A maior preocupação de Costa Fernandes é o facto de as pessoas serem “portadoras do vírus e estarem assintomáticas” em especial os trabalhadores que têm contacto com o exterior, referindo que existe uma dupla triagem nas entradas e, por exemplo, redução para um terço da capacidade dos refeitórios, foram suspensas todas as visitas e contatos familiares em toda a instituição.

Dos órgãos sociais da Fundação Sophia, antiga Casa de Saúde de Coimbra, situada na Rua da Sofia, fez parte um dos fundadores do Serviço Nacional de Saúde, o advogado António Arnaut, até à sua morte em maio de 2019.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com