Saúde

Covid-19: Surto infeta 40 utentes e funcionários em lar de Ponte de Lima

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-11-2020

Um lar da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, tem um total de 40 infeções por SARS-CoV-2, 34 em utentes e seis em funcionários, revelou hoje o provedor.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, Alípio de Matos explicou que o primeiro caso de infeção foi detetado na segunda-feira, numa funcionária, sendo que hoje foram conhecidos os resultados dos testes realizados ao total de trabalhadores (num universo de 38) e de utentes (45).

PUBLICIDADE

O despiste confirmou a infeção pelo novo coronavírus em seis funcionários da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) do Centro Comunitário de Arcozelo e em 34 utentes, sendo que 11 idosos tiveram resultado negativo ao teste de SARS-CoV-2.

“Relativamente ao estado atual dos utentes, um está hospitalizado e os restantes permanecem nas instalações da ERPI do CCA, alguns com sintomas ligeiros.

PUBLICIDADE

publicidade

O responsável adiantou ter requerido uma Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social.

Alípio de Matos adiantou que, “de acordo com o plano de contingência da instituição, os utentes estão isolados e está a ser realizada a individualização dos cuidados e a vigilância ativa de sintomas”.

O responsável adiantou ter requerido uma Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social.

Segundo o provedor, “a instituição dispõe de três alas distintas com quartos individuais e duplos, os quais têm casa de banho privativa”.

“Neste momento está a ser possível a manutenção de todos os utentes na valência, com a criação de uma ala com doentes não-covid e de duas alas com doentes covid”, especificou.

Nos próximos dias, “a instituição tomará as medidas necessárias, em articulação com a Segurança Social, a Proteção Civil e a Saúde Pública”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE