Governo

Covid-19: O grande perigo é a “anestesia” dos cidadãos face à gravidade da doença

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-01-2021

 O primeiro-ministro advertiu hoje que um dos maiores perigos é a “anestesia” das pessoas relativamente à gravidade da covid-19, numa alusão a quem desvaloriza agora os riscos da doença ou quem atua como se já estivesse vacinado.

PUBLICIDADE

Esta referência ao tema das alterações na perceção da epidemia por parte de muitos cidadãos – e que motiva uma elevada preocupação entre os epidemiologistas – foi feita por António Costa na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros ter aprovado um novo confinamento geral com efeitos a partir de sexta-feira.

PUBLICIDADE

De acordo com o líder do executivo, no combate à epidemia de covid-19, “das coisas mais dolorosas é a forma como coletivamente se vai ganhando uma anestesia relativamente aos números terríveis que Portugal vai registando”.

“Caso se comparem os números de hoje com os números da primeira vaga, caso se compare a reação que tivemos todos na primeira vaga e a reação de alguns agora têm nesta fase, percebe-se como anestesia é muito perigosa”, sustentou.

PUBLICIDADE

António Costa defendeu depois que, “ao mesmo tempo em que há a esperança de que é mesmo possível dar cabo da pandemia, já que a vacina está mesmo aí, havendo pessoas que já estão a ser vacinadas”, importa também “ter consciência que este processo vai ser demorado”.

“Portanto, nada nos consente que nos comecemos a comportar como já estivéssemos vacinados. É isso que torna muito perigoso o momento que estamos a viver. Sem perder a confiança, não se pode desvalorizar o perigo que esta pandemia continua a representar”, alertou.

Logo na sua intervenção inicial, António Costa defendeu o caráter essencial de “haver agora, de novo, um esforço acrescido para se combater a pandemia”.

“Gostaria de recordar que, quando em abril anunciei o programa de desconfinamento progressivo a iniciar a partir de maio, disse aos portugueses de que não teria nem rebuço nem vergonha de voltar atrás se e quando isso fosse necessário”, afirmou.

Ora, de acordo com o líder do executivo, este é momento de “dar a cara sem rebuço nem vergonha”.

“Vamos voltar onde estávamos em abril passado. São as circunstâncias que o impõem e é a nossa responsabilidade individual e a nossa solidariedade coletiva que nos obriga a adotar estas medidas. Tenho bem consciência do que isso significa, sobretudo para aqueles que vivem a angústia de perder o emprego, ou que luta desesperadamente por manter as suas empresas em funcionamento”, referiu.

António Costa foi ainda mais longe e declarou saber “o que custa prejudicar o convício familiar e sacrificar a liberdade”.

“Mas há algo que todos sabemos: A vida não tem preço e o preço que estamos a pagar com esta pandemia é absolutamente insuportável”, acrescentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE