Coimbra

Covid-19: Município e Agrupamento de Escolas de Mortágua entregam computadores e tablets a alunos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-05-2020

 

PUBLICIDADE

Numa parceria entre o Município de Mortágua e o Agrupamento de Escolas, teve início esta segunda-feira a entrega de equipamentos informáticos (computadores, portáteis, tablets) para dar resposta às necessidades de alunos do concelho que não dispunham deste tipo de equipamento para o atual ensino à distância, decorrente do plano de contingência da covid-19.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, procederam à entrega dos primeiros equipamentos, na Escola Básica 2.3. A distribuição de todos estes computadores irá decorrer ao longo da semana, através de contacto com os agregados familiares. 

Desta forma, é garantido a todos os alunos do concelho, do 1º ao 12º ano, o acesso ao ensino à distância, podendo estar em contato com o professor, o diretor de turma, receber as fichas de trabalho e reenviá-las ao professor. Este, por sua vez, pode monitorizar e acompanhar as atividades educativas propostas.  

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara Municipal tem também prevista a entrega de routers de acesso à internet, uma vez que alguns alunos possuem computador mas têm dificuldade de rede. 

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que a disponibilização dos equipamentos informáticos permite que todos os alunos, sem exceção, prossigam a aprendizagem em condições de igualdade. “É nossa obrigação garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, seja presencial ou à distância. Estamos perante uma questão de justiça social, pois seria inaceitável que os agregados familiares fossem discriminados e os seus filhos penalizados nos estudos por razões meramente económicas”. 

Júlio Norte refere ainda o apoio social, nomeadamente a nível de cabazes alimentares, que a Câmara Municipal está a assegurar às famílias economicamente mais fragilizadas e mais vulneráveis ao impacto da covid-19 nas suas vidas. 

Por fim, destaca o contributo da empresa Carlos Manuel Martins Santos, Unipessoal, Lda., sediada em Ponte de Lima, que ofereceu alguns dos computadores fixos. “A solidariedade e entreajuda de empresas, a nível de equipamentos de proteção, máscaras, desinfetantes, ou computadores, como neste caso, tem sido extraordinária, e demonstra que estamos todos juntos e determinados no objetivo de vencer esta pandemia e voltar à normalidade”. 

Os equipamentos informáticos vão ser cedidos a título de empréstimo até ao final do ano letivo, ficando depois ao serviço das atividades e dos projetos das escolas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE