Saúde

Covid-19: Lar de Pombal vai retirar idosos para outro espaço e apela ao voluntariado

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-03-2020

 O lar da Cumieira e Circunvizinhas, em Pombal, vai retirar os utentes para outro espaço e apelou hoje ao voluntariado e à entrega de material de proteção individual, disse à agência Lusa o presidente da direção daquela instituição particular de solidariedade social.

PUBLICIDADE

publicidade

Das três mortes registadas no concelho de Pombal, distrito de Leiria, duas foram de utentes do lar da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa da Cumieira e Circunvizinhas, de 83 e 76 anos.

PUBLICIDADE

“Estamos a articular com várias instituições a retirada dos utentes. À partida, irão, na segunda-feira, para uma casa da Cruz Vermelha, na Praia do Pedrógão”, no concelho de Leiria, revelou o presidente daquela IPSS, Joaquim Silva.

O responsável apelou ainda ao voluntariado, tendo em conta a falta de funcionários, que se encontram em quarentena.

“Temos falta de pessoas para trabalhar. Já tentámos encontrar voluntários, mas é difícil, porque ninguém quer vir trabalhar para um local onde há infetados [pela covid-19]”, lamentou.

O presidente da direção deixou outro alerta: “Necessitamos de material de proteção individual, quer de fatos, quer de máscaras e luvas”.

Dos quase 30 utentes da instituição, cinco estão infetados, disse ainda Joaquim Silva.

Segundo os últimos dados sobre a situação epidemiológica enviados pela autoridade de saúde pública do concelho de Pombal, às 10:00 de hoje, estavam confirmados 25 infetados pelo novo coronavírus, dos quais resultaram três óbitos.

Há ainda 10 casos em vigilância ativa e 180 em vigilância passiva, refere o documento.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE