Economia

Covid-19: Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas defende que novos apoios são tentativa de “anestesiar” empresários

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-02-2021

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) defendeu hoje que as novas medidas implementadas pelo Governo para mitigar os impactos da pandemia não foram mais do que uma tentativa de “anestesiar” empresários.

PUBLICIDADE

“As medidas que o Governo implementou para fazer face ao atual confinamento não foram mais do que uma tentativa para ‘anestesiar’ os empresários”, apontou, em comunicado, a CPPME.

PUBLICIDADE

Em causa, para a confederação, está a forma como o Governo tem gerido os apoios aos micro, pequenos e médios empresários, nomeadamente, o baixo nível das ajudas, as dificuldades de acesso, a “lentidão” com que são disponibilizados e a exigência dos critérios.

No documento, a CPPME lembrou que, conjuntamente com 39 federações e associações, enviou ao Governo um conjunto de 21 propostas, e não recebeu qualquer resposta.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre as propostas está a reformulação do programa Apoiar “para eliminar exclusões e distorções”, a criação de uma plataforma de comunicação entre o executivo e os empresários para passar informações claras sobre as medidas, apoios à digitalização, criação de moratórias de crédito com prazos alargados e garantia pública, isenções, reduções e alargamento dos prazos de pagamento de impostos e redução da taxa social única (TSU) e do imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas (IRC).

Por outro lado, os empresários reivindicam a criação de um regime especial de pagamentos de impostos em atraso, o alargamento da moratória do pagamento das rendas comerciais em atraso, um apoio específico para as rendas do alojamento local, apoio ao pagamento de custos fixos (eletricidade, água e comunicações), bem como a inclusão dos profissionais de fotografia nas medidas específicas para a cultura.

O conjunto de propostas apresentado ao Governo inclui ainda a criação de um benefício fiscal em sede de IRS para os sócios de micro, pequenas e médias empresas, “que apoiem as suas empresas com a realização de suprimentos ou prestação de suplementos de capital” e de um gabinete de acompanhamento da situação pandémica.

“É preciso não esquecer que os micro, pequenos e médios empresários são 99,8% do tecido económico nacional. A vida das nossas empresas e de quem de nós depende é fundamental para a economia do país”, sublinhou.

A CPPME garantiu também que vai continuar a exigir ao Governo a aplicação das medidas aprovadas em Orçamento do Estado, vincando que a atribuição dos meios indispensáveis às empresas para resistir à atual crise “é um imperativo nacional”.

Lançado em 2020, o programa Apoiar.pt atribui subsídios a fundo perdido às empresas com quebras de faturação decorrentes das medidas de mitigação do risco de contágio pela covid-19.

No âmbito deste programa, em 28 de janeiro, foram abertas candidaturas a um apoio total de 50 milhões de euros para os empresários sem contabilidade organizada.

Já no início de fevereiro arrancaram as candidaturas a ajudas a fundo perdido para as rendas comerciais com 150 milhões de euros de dotação, metade do que tinha sido anunciado em dezembro do ano passado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE