Vamos

Alerta Roqueiros: Festival regressa “após 4 anos de interregno com cartaz de luxo”

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 30-04-2024

O Festival Gouveia Art Rock 2024 realiza-se no próximo fim de semana naquela cidade do distrito da Guarda após quatro anos de interregno, numa edição com concertos, debates, recitais e atividades abertas à comunidade.

PUBLICIDADE

Numa nota enviada à agência Lusa, a organização destaca que o evento, que se realiza entre sexta-feira e domingo, 03 e 05 de maio, oferece para além dos concertos no Teatro Cine de Gouveia “diversas atividades gratuitas espalhadas pela cidade, como debates sobre música, recitais e concertos em espaços históricos”.

Os promotores consideram que a edição de 2024 apresenta um “cartaz de luxo” com nomes como Hedvig Mollestad Trio (Noruega), Gryphon (Inglaterra), Seven Impale (Noruega), Imthemorning (Russia), Kadri Voorand & Mihkel Mälgand (Estónia), Ketil Bjørnstad (Noruega), Gong (Inglaterra), Syndone (Itália), David Cross Band (Inglaterra) e Steve Hogarth (Inglaterra).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A organização salienta que o Gouveia Art Rock se distingue pela sua estrutura única e que permite aos espetadores vivenciarem a música progressiva de diferentes formas.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, “este festival é um marco cultural para a cidade e um motivo de grande orgulho”.

O autarca considera que, ao longo dos anos, o Gouveia Art Rock tem contribuído para afirmar Gouveia como um destino cultural de referência, atraindo visitantes de todos os cantos do país e do mundo.

O festival baseia-se no rock progressivo, um estilo musical com influências da música clássica e do jazz, que surgiu no final da década de 1960.

“O Gouveia Art Rock é um festival para todos os públicos, desde os fãs acérrimos do rock progressivo até aos que nunca tiveram contacto com o género. A programação diversificada e o ambiente acolhedor do festival garantem uma experiência única para todos os visitantes”, sustenta a organização.

O Festival mantém o figurino de edições anteriores, com os concertos no Teatro Cine de Gouveia, recentemente requalificado, e outras atividades culturais abertas à comunidade.

A cerimónia de abertura realiza-se na sexta-feira, 03 de maio, pelas 19:00, nos Paços do Concelho, com um solo da pianista Kadri Voorand (Estónia). Haverá um debate na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, no domingo, pelas 11:00, moderado por Thomas Olsson, (Universidade de Lund, Suécia), com a participação de músicos e críticos.

Ainda no domingo, pelas 17:00, terá lugar na Igreja de São Pedro um recital do pianista norueguês Ketil Bjørnstad.

Durante o Festival haverá ainda a Feira do Disco, Cartaz, Memorabilia e Merchandising, nas Galerias do Teatro Cine, onde também estará patente uma exposição fotográfica alusiva ao Gouveia Art Rock e uma instalação sonora, da Estrutura Sonoscopia, denominada Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE