Política

Covid-19: Bloco de Esquerda recusa que políticos passem “à frente” na vacinação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-01-2021

O Bloco de Esquerda defendeu hoje que os detentores de altos cargos políticos, como o Presidente da República ou o primeiro-ministro, devem ser vacinados segundo dos critérios definidos e recusou que passem “à frente” da restante população.

PUBLICIDADE

“As figuras de Estado, os líderes políticos, os altos cargos do Estado, na nossa opinião devem ser vacinados segundo os critérios demográficos e de saúde que foram definidos para qualquer pessoa, para a população em geral”, afirmou o deputado Moisés Ferreira depois de questionado pelos jornalistas no final da reunião sobre a evolução da pandemia de covid-19, que decorreu no Infarmed, em Lisboa.

PUBLICIDADE

O bloquista lembrou que os critérios definidos para a vacinação em Portugal têm em conta a idade das pessoas e o facto de padecerem de outras doenças.

“Eu creio que detentores de cargos políticos, como pessoas que são, como parte integrante da população mas não indiferenciada das outras, devem ter o mesmo acesso a essa vacinação, ou seja, não passar à frente da restante população e cumprir os critérios definidos para a restante população”, defendeu.

PUBLICIDADE

publicidade

No final da reunião com epidemiologistas, Moisés Ferreira afirmou que Portugal regista uma “disseminação comunitária” do novo coronavírus “de norte a sul, com uma alta incidência e alta transmissão”.

Esta evolução da pandemia, alertou, “torna a situação insuportável para qualquer serviço de saúde”, que conta com “recursos finitos e limitados”.

Assim, um “confinamento urgente é a resposta” para conter a pandemia e “para preservar” o Serviço Nacional de Saúde, salientou Moisés Ferreira.

O deputado do BE reiterou que, se for decretado um novo confinamento, o Governo terá de preparar também medidas de apoio ao emprego, às famílias e às empresas, e defendeu que “quando for preciso” serviços como a eletricidade ou o gás “sejam suportados pelo Estado”.

Moisés Ferreira defendeu ainda que a requisição de meios de saúde privados “é hoje mais urgente do que nunca”, e “já deveria ter avançado há muito tempo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE