Portugal

Corpo de homem de 78 anos por reclamar há um mês numa morgue 

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 19-05-2023

O corpo de um homem, de 78 anos, está por reclamar há mais de um mês numa morgue em Mirandela.

PUBLICIDADE

Segundo o Jornal de Notícias (JN), desde o dia 11 de abril, que o cadáver, encontrado em avançado estado de decomposição, se encontra no contentor refrigerado da delegação do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, situado nas instalações do hospital local.

O homem vivia sozinho e já não era visto pela vizinhança há vários meses. Terá sido o senhorio da habitação que, ao estranhar a falta de pagamento da renda, se deslocou à casa e, perante a ausência de qualquer resposta após bater à porta, deu o alerta às autoridades. O resultado da autópsia concluiu que a morte ficou a dever-se a causas naturais, explica o jornal.

PUBLICIDADE

Passou um mês e o cadáver ainda não foi reclamado por nenhum familiar. “Por lei, o prazo máximo que os corpos não reclamados podem ficar nos serviços médico-legais é de 30 dias, mas há várias exceções, que podem levar ao prolongamento do prazo, nomeadamente a tentativa de localizar familiares”, adianta.

De acordo com o JN, embora seja pouco comum, há anualmente algumas dezenas deste tipo de situações no país. Entre os casos estão idosos, sem-abrigo, toxicodependentes e imigrantes. São essencialmente casos de pessoas abandonadas pela família, que morrem sozinhas em casa, num hospital ou num lar de idosos da Segurança Social.

PUBLICIDADE

publicidade

“Compete depois às câmaras municipais das cidades, onde há delegações do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, proceder ao enterro dos corpos, com a realização do chamado funeral social – uma opção criada pelo Estado, que obriga as agências funerárias a fornecerem este tipo de serviço, quando solicitado, sob regras e preços específicos. Tem de ser sempre o Ministério Público a dar o aval para este procedimento, o que, para já, não aconteceu”, conclui.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE