Coimbra

“Conversar é o melhor remédio” no Exploratório adiado para 26 de junho

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-06-2021

A sessão de abertura do ciclo Conversar é o melhor Remédio 2021, prevista para o próximo sábado, foi reagendada para 26 de junho, às 18h00, no Exploratório. A alteração da data desta primeira conversa, com a psicóloga clínica Ana Condinho, fica a dever-se à previsão de condições meteorológicas adversas para os próximos dias.

PUBLICIDADE

O retomar do ciclo que é uma parceria do Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra irá acontecer ao ar livre, no cumprimento das medidas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde. Como sempre, a entrada é livre.

“O medo existe, não há como negar, e aprender a viver com ele chama-se coragem”. Este é o mote para a conversa que esteve prevista para este sábado, 19 de junho, mas que irá acontecer a 26 de junho de 2021, num reagendamento que fica a dever-se às condições meteorológicas adversas previstas para os próximos dias. No Exploratório, desde 2018, o ciclo Conversar é o melhor Remédio é uma parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra.

PUBLICIDADE

Nada melhor para recomeçar este ciclo do que pegar nas inquietações e incertezas de todos nós. A exposição a esta nova ameaça, que se traduziu em pandemia mundial, acabou por destapar o medo da Maria, do Francisco, do António e, até mesmo o da Francisca (que parecia ser uma pessoa tão segura…). A ameaça a que temos sido expostos é nova e invade-nos a todos de incertezas. O truque passa por usar os recursos que nos permitem aceitar o medo e continuar. Afinal, somos as mesmas pessoas e temos as mesmas emoções. O SARS-CoV 2 não nos tirou essa essência.

Especializada em Psicologia Clínica do Desenvolvimento pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Ana Condinho tem experiência profissional no Centro Regional de Segurança Social do Centro, em Coimbra; na Fundação Bissaya Barreto, Instituto de Surdos de Bencanta, Projeto Comunitário de Apoio à Mulher e à Criança em Risco e Projecto Re-Nascer do Programa Ser Criança; bem como na Maternidade Bissaya Barreto, com a avaliação e acompanhamento de casos no âmbito da Psicologia da Gravidez e da Relação Precoce. É ainda formadora e coordenadora da área disciplinar de Psicologia, bem como autora e apresentadora de programas de televisão na área da saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa Conversar é o melhor Remédio, parceria do Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019 e 2020, neste ano já com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2021, está a ser retomado, com as necessárias medidas de segurança e as sessões anunciadas em cada mês.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE