Coimbra

Continente vai dizer adeus aos sacos de plástico. 100% das suas embalagens serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-03-2019

O Continente afirma que tem vindo a implementar diversas medidas sobre o uso responsável de plástico, ao nível da Marca Própria, da logística, dos fornecedores, do apoio à inovação (nomeadamente através de parcerias estabelecidas com universidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação) e também ao nível da sensibilização junto dos consumidores. 

PUBLICIDADE

Como resultado das iniciativas já implementadas, o Continente prevê uma redução apenas em 2019 de mais de 2 mil de toneladas de plástico, que resulta do conjunto de iniciativas implementadas que visam a redução do impacto ecológico dos negócios das suas insígnias.

PUBLICIDADE

A substituição na íntegra dos sacos de plástico do Continente e Continente Online por novos sacos fabricados com 80% de material reciclado e 100% recicláveis – o que representa uma poupança anual de 1 295 toneladas de material virgem, é uma das medidas adotadas pelos hipermecados da SONAE.

A utilização de matéria reciclada em embalagens próprias, nomeadamente através da incorporação de mais de 50% de plástico reciclado nas embalagens de pastelaria e nas cuvetes de carne – o que representa uma poupança anual de 446 toneladas de plástico.

PUBLICIDADE

publicidade

O Continente vai optar pela eliminação total de plásticos da operação das cafetarias e Take Away, materializada através da substituição de talheres plásticos por opções em madeira, e a eliminação das palhinhas plásticas, dos pratos e dos copos plásticos – um conjunto de medidas que, no total, resulta numa poupança anual de 39 toneladas de plástico.

A insígnia vai optar pela remoção do material plástico dos cotonetes Continente, que resulta numa poupança anual de 20,8 toneladas de plástico.

O Continente também vai reduzir a gramagem do plástico das garrafas de água Continente 22 cl e 50cl, que corresponde a uma poupança 83 toneladas de plástico.

Estas medidas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas para 2030, bem como com as apostas Europeias e Nacionais rumo a uma Economia Circular, inserem-se no âmbito do “Compromisso Plástico Responsável”, que visa encontrar soluções alternativas e economicamente viáveis à utilização de plástico de origem fóssil.

Isabel Barros, Administradora da Sonae MC e Presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da Sonae, afirma: “Desde cedo, e apostando no eco-design, o Continente assumiu uma posição dianteira na luta contra o uso e consumo excessivo de plásticos, assente em três eixos estratégicos: atuar, envolver, influenciar. A nossa “Estratégia e Compromissos para o Uso Responsável de Plásticos” está perfeitamente alinhada com a nossa Política de Ambiente e reflete o empenho do Continente no desenvolvimento de alternativas que contribuam para a otimização e minimização da utilização de plástico, que é um dos desafios mais prementes dos nossos tempos.”

Na sequência das metas definidas pela UE através da sua “Estratégia Europeia sobre Plásticos”, o Continente antecipa assim em 5 anos a meta europeia que aponta para que todas as embalagens sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em 2030.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE