Coimbra

Consumo de bebida alcoólica adulterada provoca 25 mortos na Índia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-05-2021
Pelo menos 25 pessoas morreram no norte da Índia após terem ingerido uma bebida alcoólica adulterada, anunciou hoje fonte policial, que acrescentou terem sido feitas 10 detenções.

O caso ocorreu em Uttar Pradesh, o Estado indiano mais populoso.

PUBLICIDADE

“Até o momento, 25 pessoas morreram e algumas outras foram hospitalizadas e estão sob tratamento. Dez pessoas foram detidas”, disse à agência noticiosa AFP Ajab Singh, porta-voz da polícia.

Segundo os ‘media’ locais, o álcool foi comprado na passada quinta-feira numa loja gerida por dois irmãos.

PUBLICIDADE

As lojas de bebidas alcoólicas no Estado de Uttar Pradesh foram fechadas como medida do confinamento imposto para combater a pandemia de covid-19, que matou cerca de 160.000 pessoas no país desde 01 de abril de 2020.

O número de casos de contaminação começou a diminuir em Uttar Pradesh tendo sido autorizado a retoma da venda de álcool em alguns distritos no passado dia 11 de maio, com horário restrito.

PUBLICIDADE

publicidade

A forma como o álcool adulterado em questão foi produzido ainda não foi claramente determinada.

Todos os anos centenas de pessoas morrem na Índia devido a álcool barato produzido em destilarias subterrâneas, acessível até mesmo aos mais pobres.

Dos cerca de cinco mil milhões de litros de álcool consumidos anualmente no país, perto de 40% são produzidos ilegalmente, de acordo com a International Spirits and Wine Association of India.

O metanol – uma forma altamente tóxica de álcool por vezes usada como anticongelante – é frequentemente adicionado ao álcool. Se ingerido, o metanol pode causar cegueira, danos ao fígado e morte.

No ano passado, 98 pessoas morreram no Estado do Punjab, também no norte do país, por terem consumido álcool contrabandeado.

E em 2019, cerca de 150 pessoas morreram no nordeste do Estado de Assam, a maioria trabalhadores de plantações de chá.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE