Saúde

Consultas e cirurgias retomadas progressivamente no final da próxima semana

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-04-2020

As consultas, cirurgias e demais atividade assistencial não urgente, suspensas em março devido à pandemia vão ser retomadas progressivamente no “final da próxima semana”, revelou hoje a ministra da Saúde.

PUBLICIDADE

Imagem ilustrativa

“Esperamos que no final da próxima semana possamos retomar progressivamente a atividade normal” que tinha sido suspensa por causa da pandemia, disse Marta Temido na conferência de imprensa diária sobre a evolução da doença da covid-19 em Portugal.

A governante acrescentou que este reagendamento pressupõe “um conjunto de aspetos logísticos fundamentais” e que vai começar pelos casos mais prioritários.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a reabertura da atividade normal nas unidades de saúde será adotado um conjunto de medidas como “reforço de equipamento de proteção” de profissionais, higienização e reorganização de locais como as salas de espera.

“O que vamos fazer, nos próximos dias, é o reagendamento da atividade assistencial não realizada [desde que foram suspensas atividades não urgentes para dar resposta aos casos de covid-19]. Daremos prioridade aos casos com indicação clínica para tal, numa avaliação que vai ter se ser feita em articulação com prestadores de serviços de saúde. É mais um desafio para o Serviço Nacional de Saúde [SNS]”, explicou.

PUBLICIDADE

A ministra disse ainda que o despacho de março que determinou o cancelamento de consultas e cirurgias programadas não urgentes “vai ser suspenso na próxima semana”, em articulação com as Administrações Regionais de Saúde, os agrupamentos de Centros de Saúde e os hospitais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE