Coimbra

Consórcio de 2 empresas vai apresentar Plano de Mobilidade para Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 05-03-2024

A Câmara de Coimbra adjudicou a um consórcio de duas empresas a elaboração de um plano de mobilidade urbana sustentável para o concelho, por 105 mil euros, que deverá ser apresentado em 2025.

PUBLICIDADE

A elaboração do plano, cujo concurso foi lançado ainda pelo anterior executivo, em julho de 2021, foi adjudicada, no final de fevereiro, ao consórcio composto pelas empresas Figueira de Sousa e Engimind, refere o anúncio consultado pela agência Lusa no portal de contratação pública Base.

As duas empresas, com experiência no desenvolvimento deste tipo de instrumentos estratégicos, terão agora um prazo de um ano para elaborar o plano.

PUBLICIDADE

A vereadora com o pelouro da mobilidade da Câmara de Coimbra, Ana Bastos, disse à agência Lusa que o plano já está atrasado, face a um processo de adjudicação moroso, em que as empresas que ficaram em primeiro e segundo lugar acabaram por não aceitar a adjudicação.

Do plano a ser desenvolvido, “sairá uma estratégia de mobilidade urbana sustentável”, fundamental “não apenas para a orientação da intervenção da Câmara de Coimbra, mas para fins de financiamento”, salientou.

PUBLICIDADE

publicidade

O instrumento vai contar com diretivas na área da mobilidade pedonal, ciclável, transporte coletivo ou individual, aclarou.

Para Ana Bastos, com o avançar das políticas europeias e nacionais em torno da mobilidade e da neutralidade carbónica, antevê-se um plano em que modos de transporte suaves prevaleçam, nomeadamente em zonas mais condicionadas e históricas.

O plano terá também uma fase de caracterização e diagnóstico dos problemas de mobilidade do concelho, acrescentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE