Justiça

Conservatória de Góis “está a morrer” e encerra para férias

António Alves | 9 meses atrás em 10-08-2023

O encerramento da Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial de Góis para férias da única funcionária do quadro impede que, até ao dia 21 de agosto, se possam praticar atos como, por exemplo, assinar os papéis do divórcio. 

PUBLICIDADE

A situação foi descrita ao Noticias de Coimbra pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado, Arménio Maximino, após uma ação de protesto na entrada do edifício onde se encontra este serviço público. O dirigente sindical referiu que o quadro de pessoal desta conservatória tem previsto um conservador de registo e quatro oficiais de registo, mas neste momento só está a trabalhar uma oficial de registo.

“Não é possível fazer nenhum dos atos transferidos da esfera de competência dos tribunais para as conservatórias”, afirmou Arménio Maximino, dando como outros exemplos os processos de justificação e escrituras de usucapião. Aliás, o sindicalista lembrou que mesmo os atos que podem ser praticados pelos oficiais de registo a resposta é lenta, pois “está a funcionar a 25% da sua capacidade”.

PUBLICIDADE

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Arménio Maximino

 

PUBLICIDADE

publicidade

Um dos goienses presente no protesto simbólico do STRN foi Nuno Baeta. Em declarações ao Notícias de Coimbra, este cidadão reconheceu que o serviço não tem o mínimo de funcionários para poder servir da melhor forma a população. “O nosso principal lamento é que, mesmo com esta funcionária, não é possível efetuar todos os serviços disponíveis”, disse.

Nuno Baeta disse que, sendo Góis sede de concelho, “merece a prestação do melhor serviço público possível”, lamentando que aos poucos existam locais ligados ao Estado com um número reduzido de funcionários.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Nuno Baeta

 

A adjunta do presidente da câmara de Góis, Paula Matos, marcou presença neste protesto simbólico do STRN. Na entrevista ao Notícias de Coimbra, a antiga oficial de registo disse que município estabeleceu um protocolo com o Instituto de Registos e Notariado (IRN) para deslocar um assistente técnico da autarquia para este serviço.

Neste momento, o processo de contratação está na fase final, devendo em breve entrar em funções na conservatória. O objetivo, como explicou a adjunta do presidente, “não é substituir um oficial de registo, mas dar uma ajuda nas pequenas tarefas do serviço público”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Paula Matos

 

Para além de Góis, o STRN vai promover esta quinta-feira um protesto, também ele simbólico, na localidade de Penamacor. Neste concelho, a conservatória fechou no passado dia 1 de agosto por falta de pessoal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE