Coimbra

Conseguimos uma vaga para teste PCR em Coimbra…mas não foi fácil (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-12-2021

Conseguir uma marcação para fazer teste PCR em Coimbra antes da Passagem de Ano não é tarefa fácil. Entre dezenas de tentativas, o Notícias de Coimbra conseguiu apenas uma vaga para o dia de hoje. A maior parte dos laboratórios contactados já só aceita marcação para a próxima semana.

PUBLICIDADE

Depois dos encontros de Natal e com a Passagem de Ano à porta, conseguir fazer teste à Covid-19 é cada vez mais difícil, seja antigénio ou PCR. Em muita  farmácias, os testes estão esgotados e em grande parte dos laboratórios vagas para PCR só para o próximo ano, no caso dos antigénio é “chegar e esperar”.

Uma pesquisa do Notícias de Coimbra mostra que nos principais laboratórios da cidade fazer um teste PCR só a partir de 3 de janeiro se torna mais fácil. Há unidades que aceitam marcações pelo telefone, outras, como a Unilabs ,têm um site onde é possível fazer marcação, ou, no caso, da Synlab pode recorrer a uma aplicação para telemóvel que mostra a agenda para os próximos dias.

PUBLICIDADE

Começámos a tentar marcar um teste PCR durante a manhã, grande parte dos laboratórios não atendeu o telefone, pelo menos à primeira tentativa. “Estamos a fazer centenas de testes por dia, se quiser vir venha”, informaram-nos na clínica da Aveleira, na Quinta da Portela. O único local, de resto, onde foi possível agendar um PCR. “Hoje só se for até às 18:15, amanhã só fazemos para quem vai viajar ou fazer uma cirurgia”, esclareceram-nos.

Nos casos em que conseguimos contacto a resposta foi sempre semelhante: “só para janeiro”. Nos centros de testes do Grupo Germano de Sousa foi possível estabelecer ligação apenas com o laboratório Sonomed, na Quinta das Lágrimas. “Para teste só na segunda-feira, dia 3, de manhã”, fomos informados.  No Hospital da Luz, a primeira resposta foi que só haveria disponibilidade a 4 de janeiro. Após alguma insistência, surgiu uma vaga para dia 2, domingo.

PUBLICIDADE

publicidade

No caso da Unilabs, a pesquisa online revelou que há horário para dia 1, nas instalações da Quinta da Várzea, ou, em alternativa, no dia seguinte na  Rua Augusto Marques Bom. O grupo tem instalações em Eiras, Santa Clara e Celas, mas nenhuma mostra datas disponíveis no próximo mês.

A aplicação da Synlab tem disponível vaga apenas para segunda-feira, dia 3 de janeiro, no laboratório da Rua dos Combatentes. Já o laboratório Beatriz Godinho, na Avenida Sá da Bandeira, só aceita marcação a partir de domingo, dia 2.

Alguns destes laboratórios não têm testes comparticipados pelo SNS. Os PCR podem custar de 65 (Clínica da Aveleira) a 90 euros (Hospital da Luz).

Veja o direto NDC no laboratório Beatriz Godinho:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE