Coimbra

Fizemos teste à covid na Baixa de Coimbra. Veja o que aconteceu (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-12-2021
O Natal está à porta e o conselho é que antes de se reunirem para a Consoada todos tenham um teste negativo. A época natalícia, as novas restrições impostas pelo Governo e a subida do número de casos de Covid-19 está a provocar uma corrida aos testes. O Notícias de Coimbra (NDC) foi tentar fazer um teste e conseguiu, embora não à primeira.
Das sete farmácias a que o NDC tentou recorrer, quatro das quais fazem teste de antigénio do Serviço Nacional de Saúde (gratuito), apenas numa foi possível fazer a análise no próprio dia, todas as outras têm a agenda completa até depois do Natal. Na Farmácia Rainha Santa, na avenida Fernão de Magalhães, o teste foi agendado e feito uma hora depois, com resultado em 10 minutos.
Na Farmácia Central, na Rua da Sofia, a resposta foi diferente: “só é possível marcar a partir de segunda-feira”. Tentámos mais à frente marcar na Farmácia Vilaça, na Rua Ferreira Borges, mas a agenda também já não o permite. O mesmo cenário na Luciano e Matos, na Praça 8 de Maio, onde também só é possível agendar a partir de 27 de dezembro.
Melhor sorte tem quem opta por comprar um autoteste, cujo valor que encontrámos na Baixa da cidade varia entre 2,65 ( Farmácia Rodrigues e Silva) e 5,50€ (Farmácia Central), mas só se o procurar em farmácias porque parafarmácias como a Wells, na Rua João de Ruão, e grandes superfícies como o Pingo Doce, na mesma rua, e o Bom Dia, na Avenida Fernão de Magalhães, não têm testes para venda, apesar de exibirem um preço mais convidativo ( o mais barato 1,79€ – Bom Dia). A previsão é que cheguem esta quinta-feira, mas podem vir mais caros e nenhuma das lojas deu a certeza que volte a ter.
Já nas sete farmácias onde o NDC esteve, há stock de autotestes, mas a procura tem aumentado nos últimos dias e os testes existentes poderão não chegar para as solicitações.
Pedro Amaro da Farmácia Rodrigues e Silva, na Rua Ferreira Borges, diz que “esperava receber amanhã 300 testes, afinal já não recebo”, rematou o também diretor da Farmácia Nazareth, na Avenida D. Afonso Henriques, em Coimbra.

Depois de mais de duas horas, terminámos a busca com um teste negativo.

PUBLICIDADE

Veja o vídeo do Direto NDC:
Veja aqui a lista de farmácias de Coimbra onde pode fazer teste do SNS:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE