Economia

Conimbricense “AEMITEQ recuperou o élan de outros tempos”

António Alves | 10 meses atrás em 14-07-2023

O presidente do Conselho de Administração da Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade (AEMITEQ), Horácio Pina Prata, reconheceu esta quinta-feira, 13 de julho, que a instituição “está viva e de boa saúde”.

PUBLICIDADE

Na inauguração da infraestruturação tecnológica da associação AEMITEQ-LAB, o responsável recordou o ano de 2015 em que a instituição atravessava “uma enorme obsolescência tecnológica e com a equipa técnica desintegrada”, obrigando a “um misto de coragem, crença e enorme engenho” para voltar a entrar na “direção de revitalização e recuperação”.

Horácio Pina Prata enumerou os diversos passos feitos pela nova direção e que permitiram concluir com sucesso “o projeto de infraestruturação tecnológica” no valor de 1,3 milhões de euros.

PUBLICIDADE

“Em 2020, prontos para a execução do projeto, somos assolados por uma pandemia. Dadas as indefinições do momento, a decisão execução, principal objetivo traçado, seria atrasada para meados de 2020, onde é formalizada a decisão da execução do projeto. (…) Decidimos ir para a frente, realizou-se todo o investimento durante a pandemia  e  em  finais    de 2022 termina-se a execução física do projeto de infraestruturação”, disse o presidente.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Horácio Pina Prata

PUBLICIDADE

publicidade

 

O responsável anunciou ainda a criação em breve da incubadora AEMITEQ/ Startup TEQ. “Iremos ter neste complexo três incubadoras na rede nacional de incubadoras com temática como a fabricação digital e prototipagem (Novotecna), a tecnologia da cerâmica e vidro (Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro) e outra das áreas da Start up teq”, frisou.

Aproveitando a presença do presidente da câmara, o líder da AEMITEQ pediu para o município dignificar “o espaço envolvente ao nível de sinalética e de arranjos e acessos exteriores (…) para sediar mais empresas e entidades”.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, Horácio Pina Prata solicitou para conseguir junto do Governo a resolução de alguns dos problemas de acessibilidade da região e para se evitar “a excessiva centralização da macrocefalia decisória de Lisboa e Porto ao nível da fixação de investimentos estruturantes e atração de investimentos estrangeiros”.

“Está na altura de se lançarem os projetos nas zonas de inovação livre nesta região Centro. Se o fizerem em zonas do Interior,  conte com a AEMITEQ para vir a localizar, nessa zona das Beiras e Serra da Estrela, um Centro de Investigação Tecnológica na área dos Compostos Desconhecidos”, afirmou.

Carregue na galeria e conheça os novos laboratórios da associação

 

José Manuel Silva, presidente da câmara, mostrou-se impressionado com os recursos tecnológicos disponibilizados pela associação. Sobre a bipolarização do país, o autarca disse que estava disponível para lutar contra esta situação em prol do “desenvolvimento da região”.

Isabel Ferreira, secretária de Estado, elogiou a taxa de execução de 100% do projeto de renovação do equipamento laboratorial e das obras no edifício do Complexo Tecnológico de Coimbra (zona do Loreto, em Coimbra), aproveitando também para deixar alguns dos instrumentos à sua disposição no próximo quadro comunitário PT2030. “Queremos que continuem a apostar na tecnologia e inovação para a fixação do talento formado em Coimbra”, afirmou.

Na sessão, usaram ainda da palavra os antigos presidentes da associação José Redinha e Rocha Gonçalves.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a sessão de inauguração do AEMITEQ-LAB

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE