Saúde

Congresso centenário aborda Urologia do futuro em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 17-10-2023

A Associação Portuguesa de Urologia reúne-se, entre os dias 19 e 22 de Outubro, em Coimbra num congresso em que assinala 100 anos de existência a impulsionar os urologistas nacionais no trilho da excelência. O programa inclui uma homenagem a Linhares Furtado e conferências de inovação científica.

PUBLICIDADE

A ciência, a inovação e a qualidade da prática médica dominam o programa científico do evento comemorativo do centenário da associação mais antiga de especialidade médica do país.

O congresso é organizado pelo Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) e realiza-se no Convento de São Francisco, reunindo mais de três centenas de urologistas, para além de outros profissionais de saúde.

PUBLICIDADE

“Trata-se de um congresso eminentemente científico, onde nos focamos nas melhores práticas nacionais e internacionais e na inovação tecnológica da medicina em geral e da urologia em particular”,frisou Arnaldo Figueiredo, diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal do CHUC.

Há, no entanto,”algum espaço para outras reflexões em torno da prática médica, nomeadamente para olharmos para a nossa história e evolução enquanto especialidade”, refere o responsável pela organização do Congresso Centenário da associação fundada em 1923, destacando a a conferência de encerramento subordinada ao tema “Medicina e Outras Ciências em 1923”, proferida por Carlos Fiolhais, ou a “tertúlia histórica comemorativa do centenário” que irá assinalar a sessão de abertura do Congresso.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma exposição fotográfica sobre a evolução histórica e tecnológica da urologia nas últimas décadas e uma conferência sobre inteligência artificial em Urologia são outros pontos que fazem parte do programa.

Alexandre Linhares Furtado será distinguido com o prémio Artur Ravara.

O congresso começa quinta-feira,19, com um conjunto de cursos práticos, e estende-se até domingo, 22, incluindo um simpósio paralelo de enfermagem urológica a realizar no sábado, 21.

A organização é liderada pelo Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e pela Associação Portuguesa de Urologia, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE