Coimbra

Condeixa: Manuel Monteiro defende que reforna eleitoral deve estar associada ao desenvolvimento regional

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-03-2020

A convite da Federação dos Trabalhadores Democratas Cristãos (FTDC), o ex presidente do CDS-PP esteve no sábado em  Condeixa a proferir uma palestra sobre a Lei eleitoral e o desenvolvimento regional, um tema sobre o qual está a terminar de escrever um livro.

PUBLICIDADE

Manuel Monteiro defendeu que a reforna eleitoral deve estar associada ao desenvolvimento regional do país, sendo necessário fazer vingar o peso do interior de Portugal na AR.

Afirmou que não pode mais haver mais 4 círculos eleitorais (Lisboa, Porto, Braga e Aveiro), num conjunto de mais de 20 a eleger a quase totalidade dos deputados, pois isso não representa o país.

PUBLICIDADE

Manuel Monteiro entende que são precisos líderes que não andem a reboque dos ventos opinativos das massas. São precisos políticos que acreditem naquilo que dizem. Assim se diferencia um popular de um populista. Especificamente quanto ao sistema eleitoral, mostrou a sua preferência por um sistema maioritário a duas voltas, como sucede em França e nas eleições presidenciais portuguesas. Contudo, o sistema que defende para Portugal é um sistema de duas Câmaras, uma com 130 deputados, eleitos tal como atualmente o são. A outra Câmara seria composta por 5 deputados de cada região do país, os distritos e regiões autónomas, com competências políticas na aprovação de leis estruturantes, desde logo o Orçamento de Estado.

Para Manuel Monteiro, seria esta a forma de potenciar o capital político das regiões, independentemente do número de eleitores que possuem.

PUBLICIDADE

publicidade

Paulo Almeida, ex-deputado e líder da Distrital de Coimbra do CDS-PP, participou neste evento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE