Coimbra

Condeixa faz campanha nas escolas por um concelho mais amigo do ambiente

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-02-2019

 

PUBLICIDADE

O município de Condeixa-a-Nova promoveu, recentemente, uma campanha de educação cívica, denominada “O lixo não é culpado. Culpado é quem o abandona” dirigida a alunos da Escola Básica 2, 3 de Condeixa, para sensibilizar os mais novos para a necessidade de depositar o lixo nos locais adequados, mantendo a limpeza urbana.

PUBLICIDADE

A campanha visa alertar para a necessidade da participação ativa do produtor doméstico de lixo na cogestão dos resíduos e na manutenção da limpeza urbana, em conjunto com os serviços do município e as empresas que colaboram na recolha e limpeza de resíduos.

Assumir que a “culpa” de haver lixo espalhado não é dos objetos descartados, mas sim de quem os descartou ou de quem não denuncia situações irregulares é o objetivo central desta ação, que se operacionaliza em sessões privilegiadas com a população escolar recorrendo a jogos de sala e de representação de papéis.

PUBLICIDADE

publicidade

Depositar incorretamente os resíduos indiferenciados, desvalorizar os resíduos recicláveis, efetuar o descarte ilegal de resíduos, como os verdes, os de construção e demolição ou os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, abandonar pequenos lixos pela via pública e largar resíduos perigosos em locais inadequados são algumas das problemáticas abordadas. 

Pretende-se, face à inevitabilidade da produção diária de “restos” das atividades humanas, promover a consciencialização ambiental e a interiorização das obrigações de encaminhar, depositar e tratar corretamente esses “restos”. Este alargamento da consciência passará pelo reconhecimento de erros no tratamento de alguns resíduos, surgindo como uma oportunidade única para a introdução de melhorias nas rotinas ambientais.

Saliente-se que o correto encaminhamento de resíduos controla a propagação de pragas, potenciais portadoras de doenças, e reduz os maus-cheiros, o ruído visual e os gastos públicos, aumentando a qualidade de vida.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE