Região

Condeixa expressou solidariedade e admiração a maestro e solistas ucranianos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-10-2022

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, expressou total solidariedade ao maestro e solistas da Ópera Nacional de Odessa, na Ucrânia, recebidos nos paços do concelho à margem da 3ª edição do “Musas – Festival de Artes de Conimbriga”, que terminou na passada sexta-feira.

PUBLICIDADE

“Estamos profundamente tristes com o que tem sucedido na Ucrânia, conscientes do momento terrível por que passam as famílias ucranianas, separadas pela guerra e vítimas de uma invasão injustificável. Acompanhamos com grande admiração a forma corajosa como o país vive lutando pela sua soberania e independência”, declarou Nuno Moita, edil de Condeixa-a-Nova, perante os músicos e respetivas famílias ucranianas, recebidos numa pequena cerimónia realizada na Câmara Municipal.

O maestro titular Ópera Nacional de Odessa, Vyacheslav Chernukho-Volich, o tenor Vladyslav Gorai e a soprano Alina Tkachuk foram convidados especiais da 3ª edição do “Musas – Festival de Artes de Conimbriga”, participando em diferentes momentos da programação.

PUBLICIDADE

A 3ª edição do “Musas – Festival de Artes de Conimbriga”, que terminou na sexta-feira, teve como palcos o Museu PO.RO.S, as Ruínas de Conimbriga e as Buracas do Casmilo, em Condeixa, e contou com concertos, conferências e visitas guiadas a lugares únicos em beleza e história, que fazem deste festival uma referência no país. A programação celebrou a música, o património material, imaterial e natural, mas também a solidariedade internacional, o diálogo e a diversidade culturais.

Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e pela Orquestra Clássica do Centro, em colaboração com o Museu Monográfico de Conimbriga e o Museu PO.RO.S, com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES), o evento contou com a presença de destacadas e notáveis figuras de âmbito nacional, nomeadamente Helena Freitas, Duarte Nuno Vieira, Carlos Sousa Mendes, Mário Velindro, a soprano Regina Freire, Fábio Fernandes (guitarra clássica) e o grupo de fados “Fado ao Centro”, para além de notáveis figuras de cariz internacional como Sergio Alapont, maestro titular da Orquestra Clássica do Centro (OCC), e os convidados especiais vindos da Ucrânia.

PUBLICIDADE

publicidade

Destaque para estreia do espetáculo do “Fado ao Centro” com a Orquestra Clássica do Centro, com a interpretação de temas de músicos que marcam a história da música da região, como sejam Carlos Parede ou Francisco Martins, além da interpretação de grandes compositores universais como sejam Manuel de Falla, J. Rodrigo, G Donizetti, J. Massenet, G. Bizet, G Rossini, G Verdi ou P. Mascagni.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE