Coimbra

Condeixa com mais ecopontos para aumentar a reciclagem e preservar o ambiente

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-02-2019

O município de Condeixa-a-Nova tem vindo a reforçar o número de ecopontos em locais de maior concentração populacional tendo instalado, no segundo semestre de 2018, mais 31 equipamentos com o objetivo de aumentar o volume e a quantidade da reciclagem multimaterial.

PUBLICIDADE

Com este reforço, a população do concelho de Condeixa irá beneficiar de um aumento na capacidade de contentorização para a deposição seletiva e melhorar o nível de acessibilidade a estes equipamentos. As localizações dos novos pontos de localização resultaram de um estudo prévio elaborado pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da autarquia.

PUBLICIDADE

“Além de melhorar a acessibilidade das pessoas aos ecopontos espera-se que este investimento incremente a separação de resíduos e com isso a taxa de reciclagem, diminuindo-se dessa forma, progressivamente, a deposição em aterro”, sublinha Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Esta medida “contribuirá para potenciar um território mais sustentável e promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mas para isso é necessária a colaboração e envolvimento dos munícipes para depositarem de forma separada os seus resíduos”, apela o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Este investimento resulta do desenvolvimento do projeto RECICLA, comparticipado através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e do projeto LIFE PAYT, um projeto europeu cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.

O município investiu também noutros equipamentos de deposição seletiva, nomeadamente pilhões e mini-oleões, visando estes últimos a dinamização do serviço de recolha seletiva porta-a-porta de óleos alimentares usados, um programa existente desde 2010, que visa garantir o correto encaminhamento para tratamento destes resíduos, valorizando-os, e preservando o recurso água.

Paralelamente, para fomentar as boas práticas de reciclagem, encontra-se ainda prevista a realização de campanhas de sensibilização e educação ambiental que irão incidir nas temáticas da prevenção e redução da produção de resíduos e na da deposição.   

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE