Coimbra

Condeixa avança com substituição de iluminação pública convencional por tecnologia LED

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-04-2021

A Câmara Municipal de Condeixa vai avançar com um projeto de substituição das tradicionais luminárias de iluminação pública por tecnologia LED, num investimento de 1,8 milhões de euros.

PUBLICIDADE

“É um passo muito importante na transformação energética do Município de Condeixa e o ponto de partida para a implementação de medidas muito significativas de melhoria da eficiência energética no sistema de iluminação pública”, declarou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, esta segunda feira, dia em que foi assinado um acordo entre a autarquia e a E-REDES, a empresa concessionária da distribuição de energia elétrica em baixa tensão, permitindo o acesso e intervenção nas infraestruturas de iluminação pública.

O autarca acrescentou que “o projeto de substituição das luminárias convencionais por luminárias LED será executado pela empresa Ferrovial, com quem assinámos um contrato de gestão de eficiência energética e que avançará, num primeiro momento, com o investimento, sendo ressarcida ao longo dos próximos 12 anos com o valor da poupança económica que a autarquia vai arrecadar em resultado da substituição das luminárias públicas”.

PUBLICIDADE

Este investimento vai permitir poupanças energéticas e económicas significativas, para além da melhoria das instalações e da redução das emissões de CO2. “Sem dispor, no imediato, de qualquer cêntimo e sem recorrer à banca, o município vai poder contar a breve prazo com um sistema de iluminação moderno, económico e ambientalmente mais favorável”, salientou o edil Nuno Moita.

O projeto de remodelação da rede de iluminação pública de Condeixa prevê a substituição das luminárias equipadas com lâmpadas de descarga por tecnologia LED, estimando-se uma poupança energética anual de 68 por cento e uma poupança anual na fatura da energia elétrica de cerca de 207 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto será executado faseadamente durante os próximos seis meses, devendo abranger a substituição de 5.101 luminárias convencionais por luminárias led de alta eficiência, distribuídas por todo o território do município de Condeixa.

O contrato de gestão de eficiência energética assinado com a Ferrovial prevê ainda a instalação de um mupi digital (expositor em formato de cartaz), com informação relevante do Município e possibilidade de tirar foto/selfie para partilha nas redes sociais, que será colocado num ponto estratégico de Condeixa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE