Região

Condeixa-a-Nova aposta na recolha seletiva de biorresiduos

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 13-02-2024

Depois da apresentação pública do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresiduos para o setor não doméstico, ocorrida em dezembro de 2023, e da campanha de comunicação e sensibilização efetuada junto dos produtores do setor HORECA, com maior potencial de produção de biorresíduos alimentares, a recolha seletiva Porta-a-Porta nos estabelecimento aderentes teve início no dia 5 de Fevereiro.

PUBLICIDADE

Também no dia 5 de fevereiro teve início a 2ª fase deste projeto, destinada ao setor doméstico. Nesta fase, serão abrangidos os residentes nas áreas de intervenção de 2 freguesias: a União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova (Urbanização Nova Conímbriga I, Urbanização Nova Conímbriga II, aglomerado urbano da Vila de Condeixa-a-Nova e Núcleo urbano de Condeixa-a-Velha) e a União de Freguesias de Sebal e Belide (Urbanização Quinta do Barroso, Urbanização do Pinheiro), correspondendo a aproximadamente 34% da população do concelho. Este novo Sistema de Recolha Seletiva será implementado, de forma gradual, durante o primeiro trimestre de 2024, prevendo-se o posterior alargamento da área de intervenção a outras áreas do território de Condeixa.

Assim, a partir de agora a população residente nos locais indicados será contactada por técnicos de empresa da área do ambiente contratada pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. Nesta visita presencial é explicado o modo de funcionamento deste novo sistema de recolha seletiva, e entregue um pequeno balde castanho onde deverão ser depositados os resíduos alimentares, preferencialmente acondicionados em saco de plástico. Quando este estiver cheio, é só depositar os biorresíduos no novo contentor existente na via pública. 

PUBLICIDADE

Para o setor doméstico, o Município de Condeixa-a-Nova irá colocar dois tipos de contentores na via pública, junto dos contentores indiferenciados: contentores semelhantes aos existentes mas com tampa castanha e contentores com controlo de acesso, um sistema inovador que permitirá monitorizar o desempenho deste novo sistema de recolha. Depois a recolha seletiva dos Biorresiduos será assegurada pela autarquia, em frequência e horário definido de acordo com cada zona.

Este sistema é simples, gratuito e voluntário e constitui a base da estratégia que visa promover a economia circular e a sustentabilidade do concelho. Restos de alimentos (crus, cozinhado ou fora de prazo), que acabavam desperdiçados em aterro passarão a ter um destino diferente e serão transformados em composto orgânico ou biogás, uma alternativa ao gás natural. 

PUBLICIDADE

publicidade

A colaboração e participação responsável de todos para separar e depositar corretamente os resíduos alimentares é determinante para criar um território mais eficiente na gestão de resíduos.

Este projeto integra a operação “Biorresíduos com Valor”, aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), e é comparticipado em 85% pelo Fundo de Coesão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE