Governo

Comunidade científica tem contribuído para os bons resultados do combate aos fogos florestais

António Alves | 6 meses atrás em 03-11-2023

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, salientou esta sexta-feira, 3 de novembro, a importância do trabalho conjunto com os centros de investigação no combate aos incêndios florestais. Segundo o governante, “é muito importante investir na produção de conhecimento relacionada com as nossas capacidades de Proteção Civil”.

PUBLICIDADE

Ao intervir na sessão de encerramento do workshop relativo ao projeto euopeu FirEUrisk, que decorreu durante todo o dia no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em Coimbra, o governante lembrou que em 2023 já foram aplicados nas políticas de combate aos fogos florestais “alguns contributos vindos de especialistas nacionais”, os quais “produziram resultados muito positivos”.

Das 12 medidas, José Luís Carneiro salientou, por exemplo, a criação de equipas multidisciplinares nos comandos regionais “para levarem maior conhecimento aos operacionais que estão no terreno a combater os fogos florestais”.

PUBLICIDADE

Outra das propostas foi a criação de equipas de sapadores bombeiros no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) o que “permitiu avançar com equipas para o combate mais junto da floresta”.

Estas equipas foram, também, essenciais no rescaldo, onde há a salientar uma redução significativa do número de reacendimentos no ano de 2023.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com José Luis Carneiro

José Luís Carneiro aproveitou a presença de alguns elementos da Proteção Civil nacional para desafiar os responsáveis a “começarem no Outono e no Inverno” a limpeza das manchas florestais através da “queima controlada”.

“Há que trabalhar na identificação desses locais e aproveitar o tempo das chuvas para efetuar essas limpezas e essas queimas, de forma a chegarmos à Primavera e Verão com maior segurança coletiva”, frisou.

Organizado pelo consórcio do projeto, o workshop FirEUrisk – Demonstration Event é uma iniciativa coordenada pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), liderada por Xavier Viegas.

Financiado pela União Europeia, o projeto tem um orçamento de 10 milhões de euros, envolve 38 entidades parceiras e termina em 2025.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE